logo

Grafiteiros nas Malvinas reúnem cerca de 100 crianças

03/04/2007 16:38:03 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Pelo segundo dia consecutivo, os professores de grafite do projeto Art Luz, Marcelo Eco e Marlon Muk, com a ajuda de 28 crianças das aulas de grafite, do professor Marcelo Eco, estiveram pintando o muro que fica ao lado da Escola Municipal Eraldo Mussi, no bairro Malvinas. O evento aconteceu nas manhãs e tardes de segunda-feira (2) e terça-feira (3), tendo atraído cerca de 100 crianças que assistiram à grafitagem.

As pinturas contam, em seis cenas, a história de uma mãe que educa seu filho a não poluir o rio Macaé, a cuidar do mangue entre outras recomendações. Um dos quadros mostra figuras de garças, o mar e o rio. Um aluno do Art Luz também foi tema de outra paisagem, onde diversas crianças limpam a rua.

Segundo uma das coordenadoras do Art Luz, Lúcia Pacheco, este evento educativo foi realizado pela comunidade e deve render bons frutos para os próprios moradores. Jonathan Rodrigo Carvalho Mota, de 14 anos, aluno da Escola Estadual Dr. Telio Barreto, ajudou a pintar o muro – que tem 20 metros, ocupando meio quarteirão. Ele aproveitou a ocasião para convidar colegas e vizinhos a participar do projeto Art Luz.

De acordo com Marlon Muk, os temas desenhados se referiam à ecologia, enfocando o meio ambiente local: rio Macaé, mangue e setor pesqueiro. Lucia Pacheco, por sua vez, disse que o evento é uma demonstração de que a criminalidade não se efetiva nas crianças que têm ocupações artísticas na vivência do seu cotidiano. “Além disso, o bairro fica mais bonito, por intermédio deste trabalho”, completa.

- Outra função deste evento é estimular outros jovens a ingressar no mundo da cultura, propagando a arte – explica Lúcia. Já Marlon Muk enfatizou que para a garotada foi importante acompanhar o primeiro grupo organizado de grafite de Macaé: o kolirius Crew, que também atuou no evento.

Enquanto desenhavam o muro, os mestres de capoeira Golda e Dengo conduziram cerca de 60 alunos que se apresentaram no local. A média de idade dos grafiteiros das Malvinas é de 13 anos. O Art Luz é um programa desenvolvido pela Fundação Macaé de Cultura.