Grupo Acto comemora 20 anos de atividades no palco

16/08/2006 16:29:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O grupo teatral Acto apresenta a partir desta quarta-feira (16), no Teatro Municipal de Macaé a peça “Perseguição”, de Timochenco Wehbi. A peça, que comemora os 20 anos de carreira do grupo, fica em cartaz até domingo. Até sábado o espetáculo tem início às 20h30 e, no domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 15. Antecipadamente, ficam por R$ 10.

Segundo resume a produtora executiva, Fátima Jorge, a peça retrata a história de Zero se colocando no papel de perseguidor e Ene de perseguido. “Cada um a seu modo faz desse momento a razão de suas vidas”. Ela informa que “Perseguição” também será encenada durante os festivais macaense e rioostrense de teatro amador, a partir de setembro.

Os atores do Acto, em 20 anos, apresentaram os espetáculos “Lucrécia, o Veneno dos Bórgia”, “A Louca”, comédia acontecida em 1990, e “Palhaços”, tragicomédia de 1993. “Mas foi em 2001 que encenamos quatro peças do teatrólogo macaense Ricardo Meireles”, diz Fátima. Além disso, o grupo já encenou mais de 20 espetáculos, inclusive com premiações em festivais de teatro pelo Brasil.

O grupo é composto por cinco atores, mas em cada produção novos artistas são convidados. “Não temos fins lucrativos e somos apoiados pela prefeitura de Macaé e pela Fundação Macaé de Cultura”, explica, acrescentado que o grupo Acto contribuiu para o movimento que resultou em cinco mil assinaturas solicitando a construção de um teatro para Macaé.

”Perseguição” tem no elenco Carlos Tadeu, Diogo Avlis, Fátima Jorge, Jorginho di Paula, Priscila Patrício, Lea Soares e as crianças Maria Luiza, Jorge Lelis e Wesley Fernandes. Direção– Luiz Lelis, Assistente de Direção – Elielson Barros, Cenário e Figurino – Ely Perón Frongilo, Iluminação – Gilberto Alves e Fábio Erre, Sonoplastia – Luiz Lelis e Gilberto Alves, Maquiagem – Carlos Daumas, Contra Regragem – Luiz Paulo Conceição, Preparação Física, Ana Carla Campos, Programação Visual – Osmarco Valadão e Produção Executiva – Fátima Jorge.