A vida da pessoa com deficiência já é, naturalmente, repleta de desafios que envolvem, também, seus familiares. E é para amenizar essas dificuldades enfrentadas por essa população, que a Prefeitura de Macaé mantém o Grupo de Acolhimento e Cuidado para Família de Pessoas com Deficiência, todas as sextas-feiras, às 8h, na Casa da Convivência, no Centro de Macaé.
O grupo, regido pelo Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, nasceu diante da necessidade de proporcionar aos familiares um espaço de cuidado, de escuta e acolhimento. Uma vez por semana, o grupo se reúne para desabafar, ser acolhido, e ter um momento de reflexão e escuta sobre os desafios enfrentados no dia a dia. Para participar, não é necessário encaminhamento específico ou inscrição prévia.
O espaço é aberto e novos participantes podem ser inseridos em qualquer momento. As escutas são conduzidas pela psicóloga Mineia Virgínia Negrão de Carvalho Silva.
“Ser responsável pela criação, educação e cuidado de crianças e adolescentes já não é um ato simples. Quando a família recebe um membro com deficiência, esta tarefa se torna ainda mais desafiadora. A família precisa lidar com o luto do filho perfeito idealizado, que não veio, para aceitar o filho diferente que chegou. Se o ato de criar, educar e cuidar já requer rotinas desgastantes que exigem tempo, energia e dedicação, a rotina destas famílias é ainda mais intensa. Pensando nessas famílias que precisam de um apoio e também necessitam ser cuidadas, em seu papel de cuidar, que seguimos com esse trabalho”, observa Mineia.