logo

Grupo de estudo discute demandas da região serrana

23/11/2005 18:08:52 - Jornalista: Catarina Brust

O stress gerado nos moradores da região serrana do município de Macaé pelos atrasos e pela pouca qualidade dos transportes coletivos foi o tema central de discussão da Câmara Temática da Região serrana e localidades rurais. A reunião da câmara, coordenada pela historiadora Conceição Franco e que encaminhará propostas para o Plano Diretor, aconteceu nesta terça-feira (22) no Solar dos Mellos, às 11h.

Após o grupo de trabalho conhecer o relatório das Oficinas de Mobilização realizadas na região serrana, os participantes direcionaram a discussão para o tema transporte coletivo. O assunto foi escolhido por ter sido apontado em toda a região serrana, como uma das principais demandas. Os moradores querem que o sistema de transporte seja melhorado na região.

O grupo concordou que a qualidade dos transportes que serve a toda a serra macaense é deficiente. Segundo o grupo, quando a prefeitura de Macaé conseguiu a redução do preço das passagens esse ano, a empresa que faz a linha reduziu também o número de veículos em circulação. Os horários ficaram mais espaçados também.

- Ontem (segunda-feira) fiquei de 18h20 às 21h30 esperando uma condução para a serra. Os ônibus já saem lotados da rodoviária e é uma briga para entrar. As vans custam mais caro e mesmo assim é preciso esperar até conseguir um lugar – contou Conceição Franco que mora em Glicério.

Das estratégias para solucionar o problema, o grupo apontou propostas como: a exploração da linha por mais de uma empresa, a legalização das vans e linhas de ônibus alternativas para atender a serra. Convidar também os atores envolvidos – como a secretaria Municipal de Transporte (Semtran) – para novas reuniões, foi também encaminhado pelos participantes da Câmara Temática como uma forma de esclarecer algumas dúvidas do grupo para ajudar a resolver a questão.