Um grupo espanhol está interessado em iniciar um estudo de viabilidade técnica para a construção de um novo porto em Macaé. A informação foi dada pelo secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Gurgel, que desde o ano passado está em busca de parceiros na iniciativa privada para implementar o empreendimento. “O grupo demonstrou interesse em investir na área de logística em Macaé. Para a construção do novo porto, no entanto, é preciso fazer um estudo de viabilidade técnica”, comentou o secretário.
De acordo com Alexandre Gurgel, por enquanto o grupo prefere manter seu nome em sigilo, para evitar especulações do mercado. Segundo ele, a implantação de um novo porto vai ajudar a solucionar problemas de logística para as empresas offshore. Hoje, o Terminal de Operações Portuárias da Petrobras, único do município, já opera com 100% de sua capacidade.
- Macaé precisa de um porto marítimo alternativo para empresas de apoio offshore, para indústrias que virão se instalar no Pólo Industrial e para novas multinacionais do petróleo que entram no mercado. Dando condições de logística marítima para mais empresas e indústrias fixarem base no município, vamos promover uma maior geração de emprego e renda para os moradores – comentou o secretário.
A idéia que está sendo trabalhada com o grupo espanhol é a possibilidade de construção de um porto com espaço para apoio offshore, um local para movimentação de cargas em geral com containeres e em anexo ao terminal, um estaleiro de reparo naval de porte médio. O novo porto poderia ser utilizado pelas novas gigantes do petróleo que compraram blocos exploratórios da Bacia de Campos em leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP), como a produtora americana Devon e a petrolífera espanhola Repsol.