No último fim de semana, o grupo Portadores da Alegria, de Macaé, que reúne pessoas portadoras de deficiência, participou, com o apoio da Prefeitura - por meio da Secretaria de Cultura - do 30º Encontro Sesc de Dança em Nova Friburgo. O evento, que marca seu retorno após o período de isolamento da pandemia da Covid-19, reuniu 21 companhias do Rio, Macaé, Niterói, São Gonçalo.
A fundadora do grupo e dançarina, Vânia Tolipan, ressalta que a participação deles no evento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Apresentamos duas coreografias e foi muito bom participar do evento, onde tivemos a oportunidade de estar com uma das maiores bailarinas do país, Ana Botafogo”, ressaltou. Ana Botafogo ministrou, durante o encontro, uma oficina de Ballet Clássico.
Vânia Tolipan explica que os Portadores da Alegria é uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de promover arte e cultura, proporcionando que pessoas com deficiência possam se expressar. O grupo coleciona diversas medalhas e troféus de primeiros lugares em muitas apresentações em festivais de dança.
“Nós vamos completar 23 anos e queremos que essas pessoas possam, cada vez mais, dançar e participar, dentro - é claro - do limite de cada um”, observa a fundadora.
Quem tiver interesse em conhecer de perto o trabalho dos Portadores da Alegria, ou até mesmo participar do grupo, pode comparecer à sede da instituição, que fica na Rua Dr. Júlio de Olivier, 93, de 8h30 às 16h30.