Foto: Guga Malheiros
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizou nesta quarta-feira (29) sua sexta reunião ordinária de 2012. Entre os assuntos em pauta, os conselheiros avaliaram a participação do grupo macaense na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada de 23 a 25 de agosto, no Rio de Janeiro. Oito delegados foram escolhidos para representar Macaé, entre eles, representantes do poder público e membros da sociedade civil organizada.
A conferência, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e pelo Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDI) teve como tema “Um Olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU: Novos Desafios e Perspectivas”. Ao todo, 40 diretrizes de saúde pública e inclusão foram discutidas durante o evento, que contou com delegações de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 450 pessoas participaram.
As diretrizes serão discutidas posteriormente na Conferência Nacional, e algumas delas podem, inclusive, tornarem-se leis. “Acredito que o grupo que representou Macaé o fez de maneira nobre. Participamos de todas as discussões, sugerimos e incluímos temas importantes como a questão da cultura como fator essencial para a inclusão”, pontuou Paulo Sergio Carvalho, presidente do Conselho.
Além de Paulo, representantes das secretarias de Educação, Assistência Social, da Subsecretaria do Idoso, da Amac, dos Portadores da Alegria e da CVI compuseram o grupo macaense. “Foi importante para nosso conselho, sobretudo, pelo contato com outras pessoas que lutam pela causa da pessoa com deficiência, e com os próprios portadores de necessidades especiais. Acrescentou muito para todos os conselheiros”, finalizou Carvalho.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência conta com participação paliativa. Metade dos membros é do poder público, a outra metade representa instituições e entidades macaenses cujo trabalho é voltado para os portadores de necessidades especiais. As reuniões acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês. Ao todo, 29 membros compõe o conselho.