CRA prepara rodas de conversas
O Centro de Referência do Adolescente (CRA) está se preparando para a implementação do atendimento do grupo TRANScender. A ação será direcionada a rodas de conversas e debates para jovens até 19 anos atendidos pelo CRA e da comunidade em geral, que fazem parte do público trans. O objetivo é realizar atividades pautadas nas políticas públicas acerca da garantia dos direitos da população em específico e dialogar sobre vivências e avanços que são oferecidos.
As rodas de conversa estão previstas para iniciar em fevereiro, às segundas-feira, às 16h. Para participar, basta levar carteira de identidade e cartão SUS. Não é necessário encaminhamento. O Centro de Referência do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 29 de Julho, 29, Imbetiba.
O jovem interessado pode colaborar com sugestões através de mensagens para os números (21) 97308-1601 ou (22) 99948-9918. Para o atendimento, o CRA contará com a atuação de especialistas na saúde da população trans, com assistente social,psicólogo e enfermeiro. Todas as atividades terão parceria da equipe do campus da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras (UFF).
No próximo dia 29 de janeiro é celebrado nacionalmente o Dia da Visibilidade Trans. De acordo com a coordenadora do CRA, Monique Gouveia e o enfermeiro Victor Tavares (Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj), “ Macaé está se tornando referência no atendimento à população trans, principalmente no cuidado às questões de saúde mental”.
Centro - O CRA é especializado em receber adolescentes de dez a 19 anos e familiares. O espaço prima pelo estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania, visando à garantia e à ampliação de direitos. A unidade conta com atendimentos médicos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica geral, psiquiatria, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e grupos socioeducativos.O Centro oferece também assistência em protocolos da Saúde da mulher, além de testes rápidos para sífilis e outras DSTs, com orientação clínica.
Quando chega, o adolescente é recebido por um profissional que informa sobre o funcionamento do local, serviços oferecidos e a proposta de trabalho. São levantadas as demandas do jovem e os atendimentos se dividem em individuais e coletivos. O trabalho em grupos é efetuado através de projetos específicos. O telefone do CRA é (22) 2796-1059.