Grupos Integrantes do Macaé Tecnópole fazem quinta reunião

15/10/2012 16:43:00 - Jornalista: Cesar Domerry

A quinta reunião dos grupos de Sensibilização, Governança e Incubadoras do Macaé Tecnópole - Cidade Inteligente, aconteceu no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). O encontro teve a presença de 27 participantes, para apresentação das metas realizadas durante os 30 dias anteriores, além de se decidir sobre o modelo jurídico a ser adotado.

Edmilson Gonçalves conduziu a reunião Na abertura, pediu que todos se apresentassem, e informou que foram registradas as Instituições que se comprometeram a fazer parte da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ou consórcio a ser criado: UFF, FIRJAN,IMMT, UENF, IFF e as empresas privadas EFONAPE e J4 System. Edmilson ressaltou que a Prefeitura não pode se inserir neste formato.

Ele chamou a atenção para a presença do representante da empresa Hebrom Fármaco, cuja base deverá ser implantada em Macaé, e da representante da Secretaria do Ambiente, Vilânia Ferreira, “uma garantia de que o projeto será integralmente sustentável”, segundo Edmilson.

IMMT - Apresentação
Henrique Carvalho, diretor do IMMT, apresentou a instituição. “O Instituto foi criado em 2001, para atender a demandas tecnológicas da prefeitura. Atualmente, atende às Secretarias Municipais de Saúde ( Semusa) e de Ambiente (Sema). Para a Saúde, faz aferição e ajuste de esfignomanômetros (aparelhos utilizados para medir pressão arterial) e de balanças antropométricas (medem peso e altura), e para a Sema faz audiometria,, para controlar o volume de barulho, e diminuir a poluição sonora no município, explicou.

Segundo o diretor, o IMMT possui sete laboratórios. Um deles é o de farmacologia, que será útil à empresa Hebrom Biofármaco, representada por seu presidente, Fernando, atuante na área de medicamentos, em vias de se instalar no município. Tem como executar o projeto de nutrição escolar ; em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); elabora pesquisas na área biomédica, pois tem um laboratório de biotecnologia em sua base; está capacitado a fazer cálculos do genoma humano.

Em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente ( INEA), examina as condições de uso das praias para o banho de mar e as condições das águas da região serrana engarrafadas por empresas para venda e consumo pela população .

Henrique informou que o IMMT está se credenciando junto ao INMETRO. Outro item que abordou foi o projeto Bônus Metrologia, que tem com a Rede Perro. “O Bônus Metrologia é a concessão de descontos aos associados”, explicou,

Décio Braga, ouvidor geral, integrante do grupo Sensibilização, comentou que a Ouvidoria Geral possui um espaço no IMMT com funcionamento durante 24h, e foi considerada referência nacional.

Grupo Governança

Edmilson Gonçalves da Secretaria da Indústria e Comércio (Semic), do grupo Governança, deu sequência à reunião. “O grupo Governança recebeu a comitiva da Noruega, que veio para Feira Rio Óleo e Gás, integrada pela prefeita da cidade de Bergen. “Também registramos o interesse das comitivas da Nigéria, França e Alemanha e das cidades norteamericanas de Oklahoma e Lafayette, informou Edmilson .

Um dos assuntos mais importantes, apresentado por Edmilson, foi a escolha do modelo jurídico a ser utilizado para a existência do Parque Tecnológico. Edmilson também citou o convite feito pela comitiva de Bergen aos integrantes dos grupos do Macaé Tecnópole para participarem , naquele cidade norueguesa, em 2013, de uma reunião com empresários daquele país, na busca de tecnologia.

Apresentação do Grupo Sensibilização

O gestor da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge de Brito, afirmou que uma das funções do Grupo de Sensibilização é fazer a aproximação entre o Macaé Tecnópole e empresas, governos e academias, e demais interessados em participar do projeto Um dos encargos do grupo é o convite à ABS Petróleo para firmar parceria. Outra ação é o contato com as pessoas de Oklahoma, Estados Unidos.

Brito falou das reuniões realizadas e da importância das visitas. “Realizamos, até agora, sete reuniões, em que definimos planos de trabalho, objetivos e metas para 2012, a importância da visita técnica ao Parque de Florianópolis e a que faremos na próxima sexta-feira (27) ao Parque do Rio de Janeiro, situado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE) na Ilha do Fundão.

O porta-voz disse que o Grupo de Sensibilização conseguiu um conjunto de regimentos de outros parques tecnológicos e que possui um estatuto social e um regimento interno que muito podem contribuir com a implementação do Macaé Tecnópole. Falou sobre a entrega da minuta do projeto de lei à Procuradoria Geral, o que ensejou Edmilson Gonçalves a comentar que os dois principais candidatos a prefeito de Macaé têm comprometimento com o projeto. Edmilson comentou que do Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente estão sendo concretizadas através de parcerias.

Brito também falou sobre a logomarca, mostrou o banner e solicitou a colaboração do grupo geral com sugestões e ideias. Edmilson ressaltou a importância do banner e disse que o folder foi bem distribuído na Rio Oil & Gás. Brito lembrou a importância do parque, não só para Macaé, mas para toda a região, fez a apresentação da missão e visão, e disse que irá juntar algumas ideias para realizar uma definição bem democrática. Ele encerrou a apresentação com os textos da missão e visão do Macaé Tecnópole.

- Missão é promover a inovação da cultura tecnológica e do empreendedorismo; formatando, assim; uma sociedade intensiva em conhecimento , através da atuação sinérgica academia-empresa-governo, , visando ao desenvolvimento de Macaé e região, de forma sustentável e competitiva. Visão é ser referência em processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, alcançando a excelência na relação cooperativa academia-empresa-governo”, enunciou Brito.

Antonísio Martins, representante do grupo Incubadoras, vai inserir informações pertinentes ao projeto sem qualquer custo, e registrou o domínio www.macaqetecnopole.com.br em seu nome para agilizar o processo.

Ronaldo Paranhos, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), fez um convite ao grupo para participar de uma mesa redonda, a fim de apresentar propostas para o ‘’Consórcio Macaé Tecnópole – Cidade Inteligente’’ , marcado para segunda-feira ( 15) e também conhecer a proposta de Campos. Informou que, após o evento, haverá a abertura oficial da Semana da Tecnologia, com a presença do reitor. Observou que seria interessante marcar visitas aos parques tecnológicos que ainda estão se implantando. Falou sobre parques tecnológicos virtuais e informou que a Uenf busca um parque do futuro.

Segundo Paranhos, o grupo de Incubadoras da UENF esta trabalhando o Plano de Negócios e Planejamento Estratégico com um consultor do Sebrae. Jader Lugon , do Instituto Federal Fluminense (IFF), disse que pode levar um documento com esta solicitação para ser entregue ao reitor para apreciação. Edmilson completou, dizendo que irá fazer uma reunião específica para este assunto.

Em seguida, Gustavo Miguelez, da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Semic) acatou a sugestão de Henrique Carvalho para convidar Ana Hofmann , da Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), para participar de uma reunião de implementação do projeto. Observou que já a trouxe por duas vezes a Macaé, durante o processo de construção do projeto, quando o embrião do programa nasceu, em 2007. Lembrou que o Petrópolis Tecnópolis foi iniciado por Ana e gerido por ela, durante oito anos.

Foi acertado um novo convite à Associação Brasileira de Engenharia Saniitária e Ambiental (ABESPETRO) para participar do projeto. Edmilson completou, dizendo que tem de começar na frente e acrescentou que a questão da área já está prevista. Pediu ao Professor Carlos Eduardo para elaborar um ofício apoiando o projeto em nome da UFF.