logo

Grupos produtivos participam de feira estadual

29/11/2007 17:12:31 - Jornalista: Catarina Brust

Seis grupos produtivos de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) participam neste fim de semana (30 novembro a 2 de dezembro) do III Festival Estadual de Economia Solidária, em Angra dos Reis. Apoiados pela Incubadora de Empreendimentos da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), os grupos desenvolvem variadas técnicas, do artesanato com fibra de bananeira e palha de milho ao beneficiamento de pescado. No sul fluminense, os artesãos vão participar de oficinas de capacitação, além de expor e vender seus produtos.

- O poder público promove diversas ações que se constituem em alternativas para promover a inserção da população no mercado de trabalho. O apoio às cooperativas e grupos produtivos através da participação em feiras visa gerar trabalho e renda, promovendo a inclusão social da população envolvida – destaca o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

A Semtre implementa ações de EcoPopSol desde 2005, por meio da Incubadora de Empreendimentos, localizada no bairro da Ajuda de Baixo. “O principal objetivo é que esses grupos se tornem auto-sustentáveis. Para isso, o município desenvolve atividades de assessoria técnica, capacitação, informações técnicas, entre outros serviços empresariais, com a finalidade de capacitar esses grupos”, explica o gerente da Incubadora de Empreendimentos, Robério Fernandes.

Os grupos reúnem hoje cerca de 300 pessoas, que desenvolvem variadas técnicas, do artesanato com fibra de bananeira ao beneficiamento de pescado, além de momentos culturais focados na música e na arte cênica. Para a comercialização solidária dos produtos, a Semtre organiza feiras e promove a participação em diversos eventos.

Seis grupos vão participar do evento em Angra: Mulheres Artesãs do Lagomar, do Assentamento Celso Daniel e do Bosque Azul, Cooperativa de Costureiras (Coopcom), Arte e Ofício e Bem Pesca (bijouterias com escama de peixe).

Entre os dias 4 e 6, os grupos produtivos estarão expondo no IV Seminário Nacional de Roubo de Cargas, Pirataria e Segurança nas Estradas que será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Em dezembro, a partir do dia 14, os artesãos ganham um espaço permanente para expor e vender seus trabalhos: a Feira Social de Interação, que funcionará na entrada da Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no calçadão da avenida Rui Barbosa.

A feira vai funcionar todas as sextas-feiras, das 9h às 20h. Com esse espaço cedido pela entidade, os grupos terão um local permanente para comercializar seus produtos.