logo

Água: instalação das tubulações em conclusão

15/01/2016 17:00:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Com a conclusão dessa adutora, a capacidade de tratamento de água passará dos 700 para 800 litros por segundo

Estão em fase de conclusão as obras da Cedae, em parceria com a prefeitura de Macaé, de instalação das tubulações da nova adutora que vai levar água tratada às localidades situadas na área norte da cidade. Essas obras começaram em março de 2014 e prosseguem até este início de 2016. Cerca de 20 quilômetros de tubulações começaram a ser instaladas desde o reservatório de Santa Mônica, no Morro de São Jorge, até a travessia da Rodovia Amaral Peixoto, na entrada do Lagomar, onde serão interligadas à rede.

De acordo com informações do engenheiro da Cedae, Marcus Túlio Abreu Aguiar, responsável pelas obras, o esforço do trabalho não seria possível sem a parceria com a prefeitura, que tem dado todo apoio às ações. "Na parceria, a Cedae entra com as tubulações, de seis metros de comprimento e grande peso, quase mil quilos cada, necessitando de todo cuidado na instalação. Estamos concluindo as últimas obras que requerem um cuidado especial para garantir a segurança das pessoas, dos veículos que passam pelos locais e dos nossos trabalhadores", disse o engenheiro Marcus Túlio.

Nesta fase, as obras acontecem sobre as pontes do Rio Macaé e dos canais da Virgem Santa e das Malvinas. Nessas travessias de pontes estão sendo instalados os blocos de ancoragem necessários para evitar que os tubos se rompam com a pressão da água.

Sobre a nova adutora, o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda, informou que a adutora tem a capacidade de conduzir 500 litros de água por segundo, para abastecer uma população de até 200 mil pessoas. "Estamos praticamente com 100% da tubulação já assentada e, em breve, a água vai beneficiar toda a zona norte da cidade", ressaltou Arruda.

Com a conclusão dessa adutora, a capacidade de tratamento de água passará dos 700 para 800 litros por segundo. Essa nova adutora percorre cerca de 20 quilômetros de Santa Mônica ao Lagomar. Sai do Reservatório de Santa Mônica, passa pela Aroeira, beira o Canal do Capote, Novo Botafogo, chegando à Linha Azul, onde a tubulação já foi instalada, conduzindo a água tratada até as localidades dessa área da cidade. A tubulação, que começa com tubos de concreto armado de 600 mm, passa para 400 mm e interliga com a de 300 mm já existente no Lagomar, onde ligações residenciais já estão prontas. Se for necessário, a Cedae realizará pequenos ajustes para interligar a nova rede às residências.

A nova adutora beneficiará Lagomar, Engenho da Praia, Barreto, Jardim Franco, Aeroporto, Complexo da Ajuda, Imburo e outras localidades situadas na região norte da cidade, acompanhando o crescimento da cidade no eixo da Linha Azul, beneficiando ainda localidades como as Malvinas e Nova Esperança. Estas ações representam avanço para ampliar o abastecimento de água no município e, segundo o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda, só se tornaram possível graças à parceria com a prefeitura.

O aumento do sistema de abastecimento de água prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; ampliação da Estação de Tratamento de Água de 700 l/s para 800 l/s; construção de novo reservatório com capacidade para 5 mil metros cúbicos; 12 mil novas ligações prediais; construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 50 mm e 200 mm, entre outras ações. Para que isso acontecesse foram realizadas frentes de trabalho na área rural e urbana do município.

Na área rural, a Cedae concluiu a instalação de tubos de ferro fundido, de 600 milímetros, na Fazenda São Bento, em direção ao Canal do Teimoso. Máquinas e homens trabalharam cerca de seis meses no local, com instalação da linha de 1,7 mil metros para a condução de água bruta do Rio Macaé, passando pela Severina, canal do Teimoso, Aroeira, conduzindo a água que sai do rio até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana, onde receberá o tratamento e será direcionada ao Reservatório de Santa Mônica. De lá, a água será conduzida através das tubulações para as localidades a serem atendidas com o abastecimento de água.


Fotos Relacionadas