Foto: Divulgação
Neste ano, foram feitas dez apreensões até esta quarta-feira (8)
A Guarda Ambiental da Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou apreensão em flagrante, de pesca predatória, nesta terça-feira (7), na Lagoa de Imboassica. A ação autuou dois pescadores enquadrados em crime ambiental, com base no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
A secretaria de Ambiente recebeu denúncia anônima de pesca na Lagoa, e repassou a demanda para a Secretaria de Ordem Pública tomar as devidas providências. Com isso, uma equipe da Guarda Ambiental imediatamente executou o trabalho. Segundo a Ordem Pública, foram apreendidos isopores, redes, armadilhas de pesca e até um pato-mergulhão foi capturado preso à rede e solto imediatamente na Lagoa.
Segundo informações da Guarda Ambiental, toda malha de rede com espessura menor que sete milímetros é ilegal e, no caso desta apreensão, a rede possuía apenas três milímetros, capturando assim espécies pequenas de peixes não permitidas pela lei municipal. A operação durou cerca de duas horas, com horário do flagrante às 15h20. Registros da Guarda Ambiental constatam que, em 2014, foram realizadas 40 apreensões provenientes de pesca irregular. Neste ano de 2015, foram feitas dez apreensões até agora.
População deve colaborar com denúncias de crimes ambientais
De acordo com o comandante interino na Guarda Ambiental, Carlos Almir, os pescadores só podem exercer suas atividades na Lagoa de Imboassica das 17h às 5h. "Os pescadores cometeram duas infrações, no horário fora do permitido e na malha de pesca irregular. Eles foram orientados a não cometer novamente as infrações e notificados pela Secretaria de Ambiente", explicou.
O secretário de Ordem Pública, Luiz Monteiro, destacou a importância de denúncias. "É importante a conscientização da população, pois as denúncias auxiliam na eficiência do nosso trabalho. O objetivo é combater o crime, no caso dos crimes ambientais é um trabalho em conjunto com outros órgãos municipais", enfatizou.
Para denúncias anônimas de crimes ambientais, a população deve entrar em contato com a Guarda Ambiental no telefone (22) 99701-9770, com a Secretaria de Ambiente no telefone (22) 2762-4802 e com a Secretaria de Ordem Pública no telefone (22) 2796-1328.