Foto: Flávio Sardou
A Guarda Ambiental combate incêndios florestais no município
Com 12 atendimentos só neste mês, a Guarda Ambiental de Macaé está em estado de alerta. Há 52 dias não chove no Estado do Rio. A previsão é só daqui a 15 dias, mas os meteorologistas ainda não sabem precisar se a chuva chegará à cidade. O Parque Atalaia, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Cabiúnas estão entre os 12 atendimentos. As equipes estão preparadas para qualquer ocorrência.
Contando com três equipes - na região serrana, outra na área urbana e em Jurubatiba -, a Guarda Ambiental de Macaé, criada em 2007, atende à população 24 horas. No final de janeiro foi realizada uma simulação na sede da corporação, na Fazenda da Pesagro, no Bairro do Horto, mostrando o combate a incêndios florestais.
- É muito importante que os moradores tomem cuidados e fiquem em alerta sobre incêndios e queimadas, principalmente nessa época que a seca é maior, pois a umidade do ar é alta e as queimadas são mais frequentes -, explica o coordenador da Guarda Ambiental de Macaé, Madson Nazareno, acrescentando que é proibido colocar fogo no lixo, mesmo que seja no quintal da casa. Com o vento, as chamas se espalham rapidamente e dificultam o controle.
A Guarda Ambiental e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando juntos para combater os focos de incêndio. Em 2013, mais de 500 atendimentos foram feitos. Entre as tarefas estão: proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias, fazer rondas periódicas em diversos locais do município, combater o tráfico de animais e extração ilegal de madeiras, palmitos e plantas ornamentais. Para denunciar basta ligar para o número (22) 99701-9770.
*Com acompanhamento da Secom