Guarda Ambiental encaminha espécie de golfinho em extinção para estudo

29/10/2013 12:02:00 - Jornalista: Liliane Barboza

A Guarda Ambiental foi acionada, na manhã desta terça-feira (29), para verificar se um golfinho da espécie Toninha – protegida por lei - estava vivo. O mamífero foi encontrado na Praia da Barra, mas quando os guardas chegaram ao local, constataram que o animal estava morto.

De acordo com informações do comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, os guardas foram acionados por meio de um telefonema anônimo. “O que verificamos foi que o animal tinha presença de cortes, provavelmente, feitos por rede, e um dos órgãos arpoado, ou seja, atingido por um arpão. O que caracteriza pesca predatória”, explicou.

Ele acrescentou que o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais (CTA), localizado na cidade de Cabo Frio, para ser analisado e verificar o que causou sua morte. “Se estivesse vivo, seria chamado um biólogo até o local para saber qual o melhor tratamento”, explicou.

Golfinho Toninha

A espécie Toninha, por possuir hábitos costeiros, é um golfinho que sofre muito com as atividades antropogênicas (humanas) como poluição, tráfego de embarcações e, principalmente, capturas acidentais em operações de pesca ao longo de toda sua distribuição.

Atualmente, este golfinho consta na lista oficial das espécies da fauna e flora brasileira ameaçadas de extinção e está classificado como uma espécie em vulnerabilidade pelo Plano de Ação dos Mamíferos Aquáticos do Brasil.

Patrulhamento - A Guarda Ambiental esteve no final de semana (26 e 27) e na segunda-feira (28), com equipes de 12 homens por dia, patrulhando os distritos de Bicuda Grande, Pequena, Sana, Córrego do Ouro, Glicério e ainda na região central de Macaé. Segundo o comandante Madson Nazareno, nenhuma ocorrência grave foi registrada.