Guarda Ambiental intensifica fiscalização do defeso nas lagoas

25/02/2013 17:17:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Depois de 1º de março, será permitido o uso de rede com malha para pesca

A Guarda Ambiental da Prefeitura de Macaé apreendeu redes e peixes na Lagoa de Imboassica, produtos da pesca predatória, já que está em vigor o período do defeso das lagoas (quando a pesca está proibida) em todo o país até a próxima quinta-feira (28), conforme a Lei 9.605/1998. Os pescadores flagrados pelos guardas com o material foram orientados de que é crime pescar nesta época e os peixes foram devolvidos vivos à lagoa; já as redes ficaram apreendidas.

Depois de 1º de março, será permitido o uso de rede com malha de no mínimo 40 milímetros e com o máximo de 400 metros de comprimento, a fim de respeitar o tamanho mínimo dos peixes e suas espécies de acordo com o ciclo de vida, mesmo após o defeso. A medida é necessária porque peixes menores, com até 35 milímetros ou 10 centímetros de comprimento, não ficam na rede, continuam nas águas se reproduzindo e garantindo os estoques aquáticos para a pesca sustentável o restante do ano.



Se, porém, a rede tiver menos de 40 milímetros – a chamada feiticeira, que é proibida em qualquer época do ano - os peixes menores também são pescados na época de sua reprodução ou de maior crescimento. O período de defeso é conhecido como piracema, quando a maioria dos peixes está em cardumes, sendo mais vulneráveis à captura. Começou em 1º de novembro de 2012 e vale para pescadores artesanais, industriais e amadores.



Piracema significa subida do peixe na língua Tupi, quando os cardumes procuram o melhor lugar para a alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, normalmente em época de maior volume de chuvas entre novembro e fevereiro.



Animais apreendidos e focos de incêndios controlados


Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Ambiental também é responsável pelo resgate de animais e combate a focos de incêndio. No último domingo (24), depois de horas dentro do mato, os guardas da prefeitura conseguiram combater dois focos de incêndio na Fazenda Olho D`Água, na localidade de Bicuda Pequena, evitando que o fogo se propagasse. Já eram 23 horas quando o fogo quase atingia a Mata Atlântica. Eles agiram com base em denúncia de moradores e a causa está sendo apurada.



No dia 21, os guardas resgataram uma ave bacurau que foi deixada na Base Operacional da Guarda Civil Municipal, na Praça Washington Luiz, no Centro da cidade, por um morador, às 10h13. A ave foi solta no mesmo dia às 20 horas, na mata no entorno da sede da Guarda Ambiental, em Morro Grande. Apesar de bem ágil, conhecida por capturar insetos em voos, o bacurau torna-se presa fácil para caçadores porque se alimenta à noite.



No dia seguinte, os guardas ambientais resgataram um tucano, de espécie rara, encontrado pela Defesa Civil, na Escola Raul Veira, no distrito de Glicério. O animal silvestre estava debilitado e não resistiu.



No dia 15 deste mês, a Guarda Ambiental resgatou um leão marinho, por volta das 17 horas, na Praia do Lagomar. O animal estava na areia e muito estressado pela presença dos curiosos, principalmente crianças, que jogavam areia nele e gritavam o tempo todo. Ele foi levado para o Parque da Reserva de Jurubatiba e solto na Lagoa de Carapebus.