Foto: Divulgação
A ave é um Murucututu, também conhecida como “coruja de garganta preta”
Moradores do bairro Vale Encantado encontraram um filhote raro de coruja, nesta segunda-feira (3). A Guarda Ambiental já recolheu a ave, para os devidos cuidados a serem realizados por biólogos da Secretaria de Ambiente da Prefeitura de Macaé, procedimento que se dá antes da soltura de volta ao habitat natural.
A coruja é conhecida como Murucututu, tendo como nome científico Pulsatrix Perpicillata, com o tamanho de 52 centímetros de altura em idade adulta. Uma moradora entrou em contato com a Guarda Ambiental para informar sobre a presença do animal.
Os profissionais da Sema farão um estudo na ave, a fim de se saber suas condições de retorno ao ambiente. Como é um filhote, precisará de cuidados especiais até a idade de voo.
O Murucututu, ou “coruja de garganta preta”, tem uma dieta variada e caça de mamíferos (do porte de um gambá) até pequenas lagartas. Alimenta-se de morcegos, e pequenos répteis, além de outras aves.
A espécie é tipicamente florestal, possuindo hábitos pouco conhecidos. De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, existe uma carência de informações acerca de sua distribuição geográfica.
- Há um número reduzido de registros de uma ave como essa, desse porte e espécie. Vamos estudar as formas de como este filhote veio parar por aqui -, explicou.