Foto: Juranir Badaró
Animais silvestres têm garantia de avaliação de biólogos
Agentes da Guarda Ambiental da Prefeitura de Macaé resgataram nesta semana uma fragata e um tucano. Os dois animais são avaliados por um biólogo da secretaria de Ambiente. Em seguida, eles serão encaminhados para o Centro de Tratamento de Animais (CTA), localizado no distrito de Barra de São João.
De acordo com informações do comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, os animais foram resgatados por meio de uma denúncia anônima. O tucano do bico preto foi encontrado no bairro Jardim Vitória e a fragata foi resgatada na Avenida Presidente Sodré, em frente à prefeitura.
Depois que os animais recebem o tratamento adequado e tendo boas condições de saúde, são soltos em seu habitat natural. Além desses dois animais, a Guarda Ambiental resgatou recentemente dois micos sagui, que foram encaminhados nesta terça-feira (9), para o Centro de Triagem de Animais, localizado na cidade de Seropédica, no Rio.
Quem for pego com animal silvestre responderá pela Lei 9.605, artigo 29 (crime ambiental) e terá que pagar uma multa de R$ 500 por espécie apreendida. Entre outros animais apreendidos pelos agentes da Guarda Ambiental estão: pássaro canário da terra, coleiro e trinca ferro.
A Guarda Ambiental, além de apreensões e resgates, intensifica o patrulhamento na região serrana. De janeiro a junho deste ano foram realizados 77 resgates, 10 socorros a vítimas e 66 denúncias averiguadas.
A fragata tem cerca de um metro de comprimento e mais de dois de envergadura, pesa apenas 1,5 kg. É a ave com maior superfície de asa por unidade de peso.
O tucano de bico preto é uma ave que habita geralmente as florestas tropicais e pode ser encontrado em toda a faixa litorânea que vai do Pará a Santa Catarina, no Brasil. Sua cor geral é preta, com a garganta e peito de cor amarela. Pode medir 46 centímetros, tendo 12 centímetros de bico. Seus dedos são providos de unhas longas e curvas, as asas são curtas e a língua é comprida e fina.
A Guarda Ambiental de Macaé funciona na antiga estrada Macaé Glicério, Km 01, Pesagro. Denúncias poderão ser realizadas por 24 horas pelo telefone: (22) 9701-9770.