Guarda Ambiental se destaca nas ações de preservação

19/11/2013 17:07:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Arquivo Secom

Já foram feitos mais de 500 atendimentos só este ano em Macaé

Com mais de 500 atendimentos no ano, a Guarda Ambiental tem se destacado nas ações de preservação do meio ambiente em Macaé. O órgão, criado em 2007 como parte da Guarda Municipal, conseguiu autonomia em setembro de 2012 e desenvolve em conjunto com a secretaria do Ambiente diversas ações para garantir a qualidade de vida e a defesa das espécies animais e vegetais do município.

Entre os objetivos principais do órgão estão proteger e fiscalizar áreas de preservação ambiental, apurar denúncias e fazer rondas periódicas em diversos locais do município. Atualmente o setor possui aproximadamente 45 homens que trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo à população 24 horas. “Cabe à Guarda Ambiental impedir atividades como poluição das águas, invasões de áreas ambientais, desmatamento, queimadas e corte irregular de árvores”, explicou Madson Nazareno, comandante do órgão.

Os agentes ambientais têm treinamento intensivo para ações em matas, com técnicas de sobrevivência, atendimento de primeiros socorros e resgate. Também realizam, quando convidados, palestras e exposições dos trabalhos realizados pela equipe em escolas, ONGs, escoteiros e outros. “A população hoje já reconhece a Guarda Ambiental como primordial para a cidade, pois o órgão já conquistou a confiança da população”, destacou o comandante.

Segundo informações da Guarda Ambiental, Macaé sofre com o tráfico ilegal de animais e também com a extração ilegal de madeiras, palmitos e plantas ornamentais, como bromélias e orquídeas. Por conta disso, as ações de fiscalização da caça predatória e também a vistoria de feiras livres com o intuito de impedir a venda de animais silvestres são realizadas constantemente.

A colaboração com o trabalho da Guarda Ambiental é importante. A população pode ajudar, denunciando quando avistar animal silvestre desorientado tanto no seu habitat natural ou em área urbana, principalmente se estiver ferido ou doente. Assim a equipe realiza o resgate de animais em residências e áreas industriais e comerciais, tanto na sede como nos distritos da região serrana do município são outras das ações do órgão, devolvendo ao seu habitat, após recuperação.

Atualmente os guardas ambientais intensificam sua atuação nas áreas de amortecimento das APAs, que são áreas de proteção em propriedades privadas. Outras áreas ainda não atendidas serão cobertas pela fiscalização. Com a proximidade do verão, a equipe se volta ainda para a proteção das cachoeiras nas áreas de turismo e reforçam o apoio à Defesa Civil no combate às enchentes.

Atualmente a Guarda Ambiental faz parte da secretaria de Ordem Pública, e a sede localiza-se na antiga estrada Macaé/Glicério, km 1, na Pesagro, Horto. Funciona todos os dias, de domingo a domingo, em regime 24 horas. Através do número 99701-9770 a população pode acionar a Guarda Ambiental para denunciar casos de maus tratos a animais, solicitar resgate de animais silvestres, invasões, incêndios e desmatamentos.

As ações da Guarda Ambiental se intensificaram em 2013, de janeiro a outubro, conforme os números divulgados pelo Departamento:

- Combate a focos de incêndio: 51

- Animais resgatados: 150

- Socorro a vítimas em cachoeiras e matas: 46

- Operações de combate à caça: 31

- Ordem de serviço: 51

- Denúncias averiguadas: 229

- Apoio a outras secretarias: 85


Fotos Relacionadas