Guarda Municipa desfila em comemoração aos 197 de Macaé

28/07/2010 17:39:44 - Jornalista: Cláudia Massad

Foto: Arquivo Robson Maia

O desfile está previsto para começar às 9h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, nesta quinta-feira (29)

Um dos destaques do desfile cívico e militar em comemoração aos 197 anos de emancipação político-administrativa de Macaé vai ser a Guarda Montada – Cavalaria, da Guarda Municipal de Macaé. O desfile está previsto para começar às 9h, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, nesta quinta-feira (29).

A Guarda Montada tem como coordenador o GM Francisco Barcelos Braga Sobrinho, que informou que a Cavalaria vai trabalhar em dias de jogos no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em distúrbios e tumultos no município de Macaé.

Os integrantes do Programa Social da Guarda Sênior, vão prestar homenagem à guarda sênior que foi assassinada em 13 de julho, no Morro Grande, Anita Soares. Contando com 100 idosos, os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais. Antes de ir para as ruas, os aprovados no programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física. O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia-a-dia dos agentes da Guarda Sênior.

O Programa Ronda Preventiva Escolar (Rope), também estará no Desfile. O Rope é um projeto social e preventivo da Guarda Municipal de Macaé e tem como principal objetivo dar suporte ao corpo docente e discente das escolas do município. A equipe trabalha na segurança ostensiva dos estudantes, com palestras, dinâmica de grupo e peças de teatro e de fantoches em Escolas municipais. O programa almeja transmitir aos alunos noções básicas de comportamento e segurança.

Meio Ambiente no Desfile

Desfilam também pela Guarda Municipal a equipe da Gerência de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé -(G.P.A.). O Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé foi criado em 2007, possui cerca de 50 homens e tem diversas atribuições. Todos do grupamento trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas.

Outra equipe que participa do desfile é o Grupamento Aéreo da Guarda Municipal de Macaé - realizado com Ultraleve. Implantado em 2006, a Seção Aérea de Fiscalização Ambiental tem com objetivo o reconhecimento, apoio, salvamento e informações, atuando com uma aeronave Ultra Leve que, sob a chefia de um Guarda Municipal, colabora, também, no monitoramento do município, atendendo direta e indiretamente a prefeitura, através de levantamento fotográfico. O modelo Fox V-5, fabricado no Rio de Janeiro, atinge 10 mil pés (3.300 metros de altitude), pesa 280 quilos e tem capacidade para dois passageiros. O aparelho tem autonomia de cinco horas de vôo e realiza vôos periódicos por todas as áreas do município fazendo a fiscalização ambiental.

Também estarão no desfile os guardas municipais do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico - CTAF. Os guardas municipais de Macaé realizaram treinamento com o coordenador da Seção de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico – Staf e professor de Educação Física, Cláudio Souza.

O programa Guarda Mirim que atende a 80 adolescentes - meninos e meninas entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, também participa do Desfile. O programa oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando os adolescentes para empresas conveniadas, como aprendiz, onde permanecerão até os 18 anos. O objetivo é formar jovens para o mercado de trabalho. Antes de começarem a atuar, os guardas mirins passam por curso de três meses de duração, em horário alternativo ao da escola, com a atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação. Os guardas mirins recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo, com carga horária de quatro horas.

Cães participam durante Desfile cívico

Participa também do desfile Cívico o Grupamento Independente de Cães (GIC), criado pela Guarda Municipal de Macaé em julho de 2008. O GIC foi criado com objetivo de auxiliar no policiamento preventivo, ajudar o combate a todos os tipos de crime, e, principalmente intensificar as ações contra o tráfico de drogas. O canil está em funcionamento na sede da corporação e já conta com cães da raça pastor alemão, labrador e malinois. Estão sendo adquiridos mais cães para aumentar o efetivo.

Outro departamento que terá participação no Desfile, é a equipe do Departamento de Vigilância e Patrimônio – Depatri, que tem como objetivo guarnecer o patrimônio público municipal e atende a 55 postos em todo o município. São 250 guardas municipais em escala de revezamento de 24/72 horas ou 12/36 horas, que atendem a prefeitura, secretarias municipais, Parque da Cidade, Centro de Convenções, escolas municipais, postos de atendimento a Saúde, Hospital Central, Museu da Cidade e Hospital de Trapiche, entre outros locais. Cada plantão é composto por equipe de trabalho de aproximadamente 50 agentes, chefiados por um inspetor e um sub-inspetor. Diariamente, ocorre parada com hasteamento de bandeiras, tiragem de faltas, leitura da ordem do dia e orientações diversas.

O Grupamento de Operações Especiais e Inspetorias – Dopespi também vai estar na Imbetiba. O Dopespi possui 60 guardas municipais atuando diariamente, trabalha em conjunto com outras forças de segurança pública, intervindo em situações de emergência. Age em áreas no fluxo urbano de maior intensidade e que são mais sensíveis a delitos. Opera preventivamente, em situações de emergência e nos casos de violência urbana. No controle de distúrbio de civis, com pelotão de choque e na segurança de dignitários e escoltas.