Na noite de segunda-feira, dia 19, a população de Macaé comemorou a vitória da Seleção Brasileira de Futsal sobre a Ucrânia por 7 a 0. Um dos destaques do evento, apontado pelas 3,5 mil pessoas que assistiram à partida no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, além do craque Falcão, foi a Guarda Municipal de Macaé.
Antes do início do jogo, que fez parte do Desafio Internacional de Futsal, o Grupamento Especial de Rapel Tático realizou uma exibição para o público, em descida vertical, técnica utilizada em salvamento e resgate. Com a exibição, a corporação quis mostrar à comunidade que está ampliando sua área operacional dentro do município, atingindo sua finalidade pública, ou seja, prestar o melhor serviço à população.
“Com esta demonstração, a guarda almeja qualificar seu efetivo, a fim de prestar um melhor serviço para nós munícipes, atingindo a sua finalidade pública, que é o bem de todos”, comentou a professora Valéria Pinto. A iniciativa partiu da atual direção da Guarda, que tem como meta à preocupação constante com a qualidade de vida e do condicionamento físico do efetivo da corporação.
O Rapel é uma técnica aplicada em descida vertical em corda por grupos de operações e forças especiais do mundo inteiro, incluindo a escalada em rocha e prédios em chamas. As técnicas são aplicadas em várias situações como: o retorno de uma escalada, resgates, intervenções de forças especiais, exploração de cavernas, cachoeiras, prédios com incêndios, pontes e outros tipos de descidas.
Para o diretor-presidente da corporação, Antônio Franco de Carvalho, a Guarda Municipal é uma instituição que trabalha em contato direto com a população do município atuando, também, na proteção dos bens públicos em geral. “Ela tem como objetivo a busca pelo interesse da cidadania, visando o bem estar da coletividade”, declarou.