A Guarda Municipal de Macaé realizou nessa quinta-feira, dia 20, em sua sede, a solenidade de formatura de 77 agentes no curso de Gestão Ambiental, feito em parceria com o Clube da Árvore. Cinqüenta e cinco guardas mirins se tornaram monitores ambientais, 17 guardas como agentes ambientais e cinco guardas como instrutores ambientais.
A solenidade foi realizada às 9h, na sede da corporação e contou com a presença do diretor-presidente Antônio Franco de Carvalho, dos secretários de Meio Ambiente, Fernando Marcelo; da MacaéTur, Paulo Longobardi; dos Transportes, Fernando Magalhães e da coordenadora geral do Programa de Criança SESI/Petrobrás, Renata de Mattos, além de outras autoridades.
O curso foi ministrado pelo Clube da Árvore, tendo como coordenador César Carmo Leitão. Os guardas mirins tiveram aulas com uma carga horária de 12 horas, e os guardas municipais tiveram 40 horas. Já os instrutores fizeram o curso com 100 horas.
O diretor-presidente da Guarda, Antônio Franco, disse que o curso tem como objetivo principal formar e preparar os guarda mirins para vida profissional, seguindo os objetivos do projeto. De acordo com Falcão, coordenador da Guarda Mirim, os formandos passarão a acompanhar o grupamento de Meio Ambiente da corporação na fiscalização de possíveis crimes ambientais no entorno do município.
Segundo Falcão os monitores ambientais trabalharão orientando a população, como já vinha acontecendo durante o curso, nas ações de limpeza das praias dos Cavaleiros e da Barra.
Falcão afirma que a preparação é fundamental para o sucesso da equipe durante uma ação de combate ao crime ambiental. "Para saber agir no momento certo, o guarda tem que estar bem preparado tanto física quanto emocionalmente”.
O coordenador da Guarda Mirim explica que o mais importante é prevenir. "Temos que tentar evitar os problemas, por isso é importante conversar com as pessoas, através de palestras em escolas e explicar o que pode ser perigoso", finaliza Falcão.