Em cerimônia na próxima terça-feira (17), às 9h, na Guarda Municipal, será formada nova turma de guardas mirins. É a segunda turma de adolescentes formada desde a fundação do programa, em 2005. Este novo grupo é de 67 adolescentes.
Com a nova turma, o efetivo da Guarda Mirim passou para 100 jovens. Os adolescentes, além de receberem incentivo para os estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, quando surgem oportunidades são encaminhados para empresas conveniadas, como aprendizes. A equipe do programa realiza trabalho de acompanhamento diário dos jovens que já estão no mercado de trabalho.
Os guardas mirins recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo, com carga horária de quatro horas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram 258 horas de curso, realizado no espaço da Guarda Municipal. Dentro da programação foram ministradas aulas de Ética e Disciplina, civismo, Educação Física, Meio Ambiente, Telecomunicações, Regulamento de Postura e Sinais de Respeito, Hinos e Canções, Ordem Unida e Noções do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Camisa branca, gandola azul claro, calça azul marinho e sapato preto será o novo uniforme dos guardas mirins. A troca da farda é para diferenciá-los dos guardas municipais, evitando que os adolescentes sejam expostos a riscos.
O programa permite aos adolescentes que são vitimas da desestruturação familiar e de preconceito social, a preparação e a inserção no trabalho, orientando-os para que conciliem o trabalho com a educação formal. E assim dando-lhes a oportunidade de uma vida digna para sua família.
Considerando que o público alvo caracteriza-se por jovens de classe social com baixa renda. Os trabalhos voltados para este público têm uma razão social bem firmada. Os jovens muitas vezes no intuito de tornarem-se independentes ou até mesmo do auxílio à família, optam pelo abandono da escola ficando a mercê da violência e exploração.
Para o secretário executivo da Guarda Municipal, Antônio Franco, o jovem necessita de trabalho para se sentir útil.
- Formar jovens é se preocupar com o futuro. São mais 67 novos adolescentes que aprenderam a se comportar no mercado de trabalho. Agora eles começam uma nova vida e vão adquirir experiências para seguir carreiras promissoras. O estudo e a qualificação proporcionam melhor qualidade de vida e esperanças de um futuro melhor. A melhor maneira de se sentir útil e necessário e não entrar por caminhos errados é o trabalho, reforça Antônio Franco.
A coordenadora do Programa Guarda Mirim, Laila Bastos fala dos jovens.
- O objetivo é formar jovens para o mercado de trabalho e aptos a exercer sua cidadania. Os guardas mirins passam por curso de três meses de duração, em horário alternativo ao da escola, com atividades de cunho social, educativo e esportivo, além de campanhas educativas feitas pela corporação, comentou.