Guarda Municipal de Macaé iniciou esta semana operação especial de apoio e reforço às ações de segurança no centro da cidade em função da proximidade do Natal. A operação Natal Seguro está sendo realizada com um efetivo de 28 guardas que atuarão nos principais pontos da área central, das 7h da manhã às 23h e será mantida até 25 de dezembro. Futuramente, o grupamento estará dando apoio aos fiscais da secretaria municipal de Fazenda, em suas ações de fiscalização, e será reforçado para atuar até o final do carnaval.
O patrulhamento está sendo feito nas praças Washington Luis, Veríssimo de Melo, do Aeroporto, Mercado de Peixes e, principalmente, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em toda sua extensão. Além das principais praças, o efetivo também está presente nos parques e jardins e pontos turísticos como Igreja de Sant’Anna, praia dos Cavaleiros e Lagoa de Imboassica.
O objetivo, afirma o presidente da Guarda, Antônio Franco, é garantir segurança e tranqüilidade para população em um período em que a circulação de pessoas no centro da cidade e nas lojas é bastante grande. "Neste período aumenta a circulação de pessoas e também a movimentação de dinheiro. Por isso, estamos colocando na área central guardas municipais, além de inspetores e supervisores, para oferecer mais segurança e tranqüilidade ao cidadão na hora de passear com a família ou fazer compras", explicou.
De acordo com o gerente de Operações Especiais, Cláudio Carvalho, e a gerente de Ronda Ostensiva, Luciana Lemos, o grupamento atua na inibição de ações de menores infratores e na cobertura de pequenos furtos. “Os meninos quando detidos são encaminhados ao Conselho Tutelar para tomar as devidas providências”, disse Luciana.
A iniciativa foi recebida de forma positiva pelos empresários. Segundo o comerciante Fernando Copez, é muito bom contar com um grupo especial da Guarda Municipal no centro, especialmente neste período de maior movimento no comércio.
O diretor do Departamento de Operações Especiais, tenente Luiz Jorge Ramalho, destaca que todas as pesquisas feitas pelas Associações Comerciais do Estado indicam que segurança é a principal reivindicação dos comerciantes da área central das cidades. A operação especial, além de garantir a atividade comercial, “é também o atendimento de um direito dos cidadãos, ou seja, o direito à segurança", afirma.
Antônio Franco, presidente da Guarda, disse que o grupamento vai ser reforçado para a Operação Natal com motos e viaturas nas outras vias. "Não haverá desfalques em outras áreas da cidade porque estamos utilizando guardas que faziam trabalho interno no quartel", explicou.
O presidente da GM orienta as pessoas que irão às compras no Centro para adotar algumas medidas de segurança. "Estamos com o patrulhamento reforçado e atento, porém, é preciso que a população também colabore gastando um pouquinho do tempo com segurança", comentou. Ele aconselha as pessoas a não usarem celulares e carteiras no bolso traseiro da calça; que as bolsas fiquem próximo ao corpo e evitem usar as mochilas abertas. "Abrir a carteira no meio da multidão e mostrar dinheiro é abusar da sorte", finaliza.