Considerando ser meta da atual administração municipal a preservação dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, formou nesta quinta-feira, dia 30, depois de três meses de curso, a primeira turma de Guardas Municipais Mirins.
A solenidade foi realizada às 10h, na sede da corporação, e contou com a presença do prefeito Riverton Mussi, do diretor-presidente Antônio Franco de Carvalho, do ex-prefeito Silvio Lopes, além de diversos vereadores, autoridades civis e militares, como também, dezenas de familiares dos formandos.
Segundo o prefeito Riverton Mussi, o projeto Guarda Mirim vem reforçar o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal junto à infância, a juventude e a adolescência. Citou vários programas sociais que dão aos jovens, oportunidade de um aprendizado. “Estamos buscando parcerias para ampliarmos as turmas. Esse projeto da guarda mirim vai ajudar no programa de socialização, dando cidadania a todas as crianças e jovens macaense”, afirmou.
O diretor-presidente da Guarda de Macaé, Antônio Franco declarou que o projeto tem como objetivo principal formar e preparar os jovens para vida profissional. A preocupação dele com o programa Guarda Mirim é dar uma resposta efetiva à realidade social do país. “A ação do projeto se dá através de procedimentos que possibilitam a aquisição de hábitos, experiências e atitudes indispensáveis ao ajustamento do adolescente no trabalho produtivo e na convivência social”, falou.
A oradora do grupamento mirim Débora Pereira revelou que deixou um pouco a infância de lado e agora está entrando numa nova fase em sua vida. "Esse projeto é muito importante para minha vida. Estou partindo para a fase de amadurecimento, me tornando mulher mesmo. Fiquei três meses ralando durante o treinamento e, hoje, estou vendo que valeu a pena todo o meu esforço".
A chefe da Guarda Mirim, Jéssica Lopes, disse que esse é um grande passo que está dando em sua vida. "Esse projeto vai me ajudar bastante em meu futuro. Pretendo seguir a carreira militar. É gratificante e um prazer para mim ser chefe do grupamento, podendo representar meus colegas", declarou.
A Guarda Mirim teve como patrono o ex-prefeito Sílvio Lopes e, como madrinha a chefe de Gabinete, Elma Mussi. Durante a cerimônia o grupamento prestou homenagem póstuma a Nilo Bocampagni, ex-guarda municipal, falecido no dia 08 de agosto de 2001, tendo seu nome colocado como marca perpétua na primeira turma de formandos.
A coordenadora do programa Guarda Mirim de Maricá, inspetora Érica Almeida disse que do projeto deles difere na questão da idade. “É um orgulho para nós estarmos participando dessa cerimônia. Esse projeto de Macaé nos incentiva a iniciar nosso projeto o mais rápido possível”, comentou.
Para a coordenadora do Ronda Escolar da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, inspetora Tatiana Mendes Freitas é através da educação que está o potencial maior da sensibilização do homem. “É um grande ganho este projeto que a guarda de Macaé está realizando. Com certeza vai servir de exemplo para muitas guardas municipais. Como pedagoga eu sei que tudo se inicia pela educação das nossas crianças”, ressaltou.