logo

Guarda Municipal monta grupo de Pára-quedista

11/08/2005 16:31:09 - Jornalista: Sérgio Lopes

Almejando a qualificação técnica operacional do seu efetivo, a fim de prestar o melhor serviço aos munícipes, atingindo suas finalidades principais que são a segurança pública e o bem comum da população, a Guarda Municipal de Macaé montou uma equipe de resgate e salvamento dentro do município: o Grupamento de Pára-quedista.

O grupo está sendo treinado na Barra da Tijuca e em Resende, no Estado do Rio, e no Centro Nacional de Pára-quedismo, em Boituva, São Paulo, única escola no Brasil com o certificado USPA ( United States Parachute Association), com a finalidade de dar apoio aos órgãos de segurança no trabalho de salvamento e primeiro atendimento as vítimas, que dele necessitem, em locais de difícil acesso.

De acordo com o assessor de Seleção e Cursos, Luiz Carlos Seixas, Macaé é muito grande, abrangendo áreas de regiões marítima e serrana em que um grupamento terrestre como o Corpo de Bombeiros teria dificuldade de chegar a esses locais. “São homens e mulheres preparados com curso de salto livre, capaz de pular de uma aeronave, podendo chegar ao local mais rápido que uma equipe terrestre”, afirmou.

Segundo o agente André Luiz Ramos Monteiro, um dos integrantes do grupo, o projeto conta com o apoio da Infraero e da Petrobras, devido o espaço aéreo de Macaé ser muito disputado e o tráfego de aeronaves ser intenso. “É de interesse da Infraero e da Petrobras ter no município um grupamento especializado, porque já houve caso de um avião cair num local de difícil acesso e, foram de três a cinco dias para chegar uma equipe terrestre”, revelou.

Luiz disse existir parceria com uma escola de pára-quedismo, com a qual, a Guarda terá toda a estrutura e apoio que precisar, inclusive, com a montagem de uma área de salto para treinamento e, também para divulgação do esporte em Macaé. “O pára-quedismo resulta em eventos para a cidade como campeonatos e encontros da categoria. Com isso, o município entraria no circuito nacional e internacional, estimulando o turismo, gerando emprego e renda à população”, ressaltou.

Para ele, o primeiro passo já foi dado, ou seja, preparar homens com capacidade para sair de aeronave controlando um pára-queda. “O segundo é o constante aperfeiçoamento e o terceiro é a aquisição dos equipamentos, na qual, o nosso diretor-presidente está buscando parcerias”, disse. Luiz acrescentou que o grupo está fazendo treinamento específico de saltos com precisão. A próxima etapa será o curso de primeiros socorros com mobilização de vítimas, transporte de feridos e orientação em terra via GPS e por carta.

De acordo com Luiz Carlos, o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, busca parceria com outras entidades que queiram apoiar o projeto, com o intuito de prepara cada vez mais os agentes da guarda municipal. “Esse projeto é muito amplo vai atender ao programa de segurança municipal, bem como, as necessidades de toda a população macaense”, garantiu.