logo

Guarda Municipal participa do Mutirão de limpeza na Ilha do Francês

10/01/2011 14:39:53 - Jornalista: Claudia Massad

Dez agentes da Gerência de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé participam nesta terça-feira (11), do Mutirão de Limpeza da Ilha do Francês. O evento é uma realização da secretaria municipal de Ambiente (SEMA), Guarda Municipal de Macaé, Defesa Civil e secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp). O objetivo da ação é manter a preservação do local.

A partir do dia 14, equipes da secretaria municipal de Ambiente, da Gerência de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Macaé e da Defesa Civil farão fiscalização permanente da Ilha. A ação atende o Código Municipal de Meio Ambiente LC 27 de 2001, demais leis federais e estaduais que regulamentam questões ambientais e também ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – COMMADS.

A Ilha do Francês pertence ao Arquipélago de Santana, formado pelas ilhas de Sant’ana, do Francês e Ilhote Sul, unidade de conservação de desenvolvimento sustentável na categoria de APA, criada pela Lei Municipal nº 1.216, de 15 de setembro de 1989 e, passível de normas e critérios para visitação turística e ocupação.

Proibido churrasqueiras e materiais de vidros

Não será permitido ao visitante o ingresso nas praias do Arquipélago portando objetos como isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos, bebidas alcoólicas, objetos de vidros, aparelhos ou instrumentos que promovam sons, churrasqueiras, barracas de acampamento, produtos que venham causar riscos de incêndio e óleos bronzeadores.

O secretário Municipal de Ordem Pública, Jean Franco, lembrou a importância da preservação do meio ambiente.

- Nosso trabalho de fiscalização na Ilha do Francês tem o objetivo de alertar a população dos cuidados que devem ter para manterem a Ilha sempre limpa e os perigos de se usar óleos bronzeadores, que poluem as águas; os danos causados ao meio ambiente por materiais de vidros; o perigo de incêndios ocasionados pelos carvões deixados quando as pessoas acabam seus churrascos, enfim nossa meta é alertar, informar e conscientizar. O ambiente equilibrado é resultado das atitudes diretas de cada pessoa, frisou Jean.

O gerente de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé, Madson Nazareno, falou sobre o mutirão na ilha do Francês.

- É muito importante que as pessoas tomem consciência da necessidade de não se jogar lixos, fazer churrascos, levar objetos de vidros, aparelhos ou instrumentos que promovam sons, produtos que venham causar riscos de incêndio e óleos bronzeadores para as Ilhas. Todas as vezes que vamos às Ilhas encontramos um quadro de degradação. Na Ilha são encontradas plantas abaneiro-da-praia, que absorve mais gás carbônico do que outras plantas e mais de 77 espécies diferentes de aves. Todos devem ajudar a preservar a natureza, respeitar e ajudar a fiscalizar, precisamos preservar agora, para que possamos no futuro ter lugares como este para visitar, disse Madson.

Será de responsabilidade de cada visitante o controle próprio dos resíduos provenientes de qualquer material ou objeto descartável, assim como quaisquer outros objetos que produzam ou se transformem em resíduo.