logo

Guarda Municipal prepara jovens para mercado de trabalho

15/12/2005 17:27:09 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal de Macaé vem realizando vários projetos sociais junto à comunidade. Em junho deste ano, criou o projeto Guarda Mirim e, neste mês, o programa Guarda Sênior. A corporação desde a sua implantação trabalha para o desenvolvimento do município. A diretoria está investindo cada vez mais na qualidade do efetivo, buscando nos seus serviços celebrar a preservação dos direitos de cidadania.

De acordo com o diretor-presidente, Antônio Franco, uma das preocupações da diretoria está no direcionamento dos adolescentes ao mercado de trabalho. “Estamos empenhado em dar a esses jovens uma educação suplementar à assimilada em suas casas”, diz.

Antônio Franco considera ser finalidade do governo municipal direcionar o trabalho multidisciplinar das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para atingir a idade adulta com a tranqüilidade de estarem em condições para o trabalho.

O objetivo do projeto Guarda Mirim, segundo Antônio Franco, é congregar adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal. “Com a finalidade de aprimorá-los moral, social e intelectualmente, tornando-os responsáveis pelos seus direitos e deveres”, explica.

Rafaela Ferreira do Nascimento, 16 anos, se sente feliz em fazer parte do projeto. Ganhou mais responsabilidade no trabalho. “Estou aprendendo diversas atividades como, por exemplo, protocolar e arquivar documentos, emitir fax e navegar na Internet. Isso tem ajudado muito no meu aprimoramento profissional”, comenta.

Vitor Faria Mothé da Silva, 16 anos, falou que seu comportamento melhorou depois que entrou para o projeto. “Aprendi a dividir o tempo entre a escola e o trabalho. Sinto que minha responsabilidade aumentou e o meu relacionamento com as pessoas mudou. Com o trabalho, agora não tenho mais tempo ocioso”.

Além de formar cidadãos, o projeto Guarda Mirim oferece oportunidade de aprendizagem em locais que necessitam formação profissional com a finalidade de encaminhar os jovens ao mercado de trabalho, obedecendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação trabalhista. “O cidadão macaense reconhece que a Guarda Municipal trabalha em prol de coletividade. Esse reconhecimento é que engrandece a instituição”, conclui Antônio Franco.