logo

Guarda Municipal prioriza as diretrizes sociais

28/10/2005 17:25:05 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal de Macaé coloca como prioridade, diretrizes voltadas para o bem estar social tanto dos agentes da corporação quanto para a comunidade. Sabendo que sociedade caminha para a municipalização da segurança pública, a Guarda investe em cursos intensivos, como por exemplo, o de Rapel Tático com Resgate e Salvamento; o de formação de Pára-quedista e o de Proteção de Dignitários (Autoridades) para aperfeiçoamento, somando conhecimento através de técnica e táticas de primeiro mundo ao seu Grupamento de Operações Especiais (GROPES).

- Esses treinamentos têm grande importância para os agentes da guarda, porque nossos membros atuam na segurança não só do prefeito, como de outras autoridades que visitam nosso município e da população em geral, explicou o diretor-presidente, Antônio Franco.

De acordo com ele, cerca de 60 agentes já passaram pelo curso de imobilização táticas, ministrado por instrutores da corporação que detêm conhecimentos e especializações em nível internacional de segurança pública e privada. “Os agentes da guarda municipal são formados pela Academia de Polícia e estão preparados para fazer a segurança de qualquer autoridade desde que, seja solicitado o apoio da corporação”, garante ele

Desde de março deste ano, os agentes formados na autarquia estão na ruas prestando total apoio aos cidadãos macaenses, bem como, as autoridades competentes. “Desta forma, a Guarda Municipal tem o grupamento de Operações Especiais sempre pronto para ser empregado 24h por dia, sete dias por semana”, afirma Antônio Franco.

Com o apoio do Corpo de Bombeiros ele reativou uma equipe, o Grupamento de Salva-Vidas, que há três anos estava extinta. Os agentes foram formados em 2001. Algumas demonstrações das técnicas ministradas nesse curso, que teve a duração de 30 horas, foram empregadas entre sábado e domingo últimos na sede da autarquia, evocando a segurança preventiva e linear.