O subsecretário da Guarda Municipal, Anderson Ribeiro de Morais, – que comandou a segurança do município durante o Carnaval – informou que não houve incidentes graves no período em Macaé.
- O carnaval transcorreu sem nenhuma anormalidade. Os únicos problemas que tivemos foram com pessoas que beberam em excesso. Em todos os locais os guardas atuaram com precisão, evitando qualquer tumulto. O trabalho da Secretaria Municipal de Ordem Pública, por intermédio da Guarda Municipal de Macaé e Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas, em parceria com as Policias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros e Mobilidade Urbana/Mactran resultou em um forte esquema de segurança que proporcionou tranqüilidade para a população e aos visitantes durante o carnaval, afirmou Anderson.
A Guarda Municipal trabalhou durante o carnaval com efetivo de 200 homens. Em Macaé e na serra, os agentes fizeram a segurança de setores patrimoniais como instituições, hospitais, escolas, secretarias e praças públicas.
Já na segurança, da população os guardas municipais foram distribuídos em diversos locais. Fizeram a segurança na Praia do Coco, Imbetiba, Cidade do Samba, Cavaleiros e calçadão do Centro de Macaé. A serra também contou com agentes da Guarda. Dezenas de agentes ficaram de plantão no quartel atendendo chamadas de emergências.
O Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé esteve com toda sua equipe fiscalizando o município. Diversos agentes em um bugre estiveram durante o período de carnaval nas restingas e areias da Praia dos Cavaleiros. Foram 15 veículos - carros e motocicletas - nas ruas da cidade. O ultraleve da Guarda também colaborou com serviços em prol da segurança em Macaé.