Criar os Grupamentos de Guarda Marítima e de Guarda Florestal. Estes são dois projetos a serem implementados em 2006 pela Guarda Municipal de Macaé. De acordo com o diretor-presidente Antônio Franco de Carvalho, a diretoria está empenhada em trabalhar para o desenvolvimento do município. “A atuação da corporação vai muito além da organização do tráfego da cidade. A instituição busca investir na preparação técnica de seus agentes, pois, sabemos que Macaé vem enfrentando um ritmo forte de crescimento”, declarou.
A preocupação com a qualidade do efetivo tem sido uma constante, pois, conforme o presidente, o município cresce com a construção de novas escolas, unidades de saúde, além do incremento dos distritos e da região serrana. “Criamos a Guarda Mirim, admitimos os vigias e chamamos 50 aprovados no concurso público. Foi um ano de muitas realizações e muito trabalho”, comentou.
Em relação à segurança, a Guarda Municipal modernizou todos seus departamentos para atender melhor a população. A diretoria investiu no DEPATRI – Departamento de Vigilância Patrimonial e de Meio Ambiente. De acordo com o diretor do DEPATRI, Major José Maria, existe o propósito para 2006 de adquirir novos equipamentos e cursos em todas as áreas abrangidas pelo departamento.
A Gerência de Vigilância Patrimonial possui hoje 215 agentes, com o intuito de guarnecer 60 postos fixos (instalações municipais) como escolas, prédios públicos, parques, praças e jardins. Já a Gerência de Meio Ambiente é composta de oito guardas, tendo como objetivo propiciar apoio à equipe de guarda-vidas na proteção à orla e praias do município; à secretaria de Meio Ambiente na ação de reintegração de posse de áreas invadidas, proteção e preservação nas áreas de turismo ecológico.
Com a finalidade de que haja maior integração entre a Guarda Municipal e a comunidade, a diretoria investe cada vez mais no Departamento de Operações Especiais. De acordo com o diretor do Departamento, tenente Luis Jorge Ramalho, existe um projeto de modernização do DOPESPI relativo à aquisição de novos computadores, equipamentos modernos de proteção e viaturas, além de cursos de qualificação para o grupamento, visando atender a população de forma ainda mais eficaz. O Departamento possui hoje cerca de 104 homens e é composto por quatro gerências: Operações Especiais, Rondas Ostensivas, Postura e Inspetorias.
Antônio Franco citou algumas realizações que marcaram esse primeiro ano de governo como: o grupamento da Guarda Mirim e o Guarda Sênior, agora a serviço da municipalidade; diversos cursos como de Pára-quedismo, Defesa Pessoal, Proteção de Dignatários, Rapel Tático. “Esses foram os eventos que nos trouxeram melhores resultados. Nós focamos o tratamento com as pessoas na rua. Havia muitas reclamações de que os guardas não tinham um comportamento adequado ao se dirigir a um cidadão. Colocávamos sempre que o cidadão deveria ser tratado muito bem. Com isso obtivemos ótimos resultados com a nova postura dos nossos guardas. “Agora temos homens treinados para atuar em qualquer situação”, finalizou Franco.