logo

Guarda Municipal vai ampliar sistema de vigilância por câmera

06/09/2005 17:40:33 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal de Macaé vai ampliar o serviço do Sistema de Vigilância por Câmera de Vídeo, através da instalação de mais três câmeras. Os equipamentos serão instalados em outros pontos estratégicos da cidade como o trevo da Petrobras, na praia Campista; em frente ao Batalhão da Polícia Militar e próximo ao Centro de Convenções (Macaé-Centro).

Instaladas há quase um ano, as câmeras vem inibindo as ações dos criminosos no município, segundo informou a gerente do Centro de Controle da Guarda Municipal, Lirian Patrício. Ele acrescentou, porém, que a implantação das três novas unidades ainda está em processo de licitação, coordenado pela Prefeitura de Macaé. A instalação das câmeras vai proporcionar maior garantia de segurança à população.

Atualmente, 14 câmeras com fibra ótica estão instaladas nos locais com maior incidência de retenções de trânsito, monitorando sinais, cruzamentos, monumentos públicos na área central da cidade. O sistema tem 6 km extensão. Em tempo real as imagens chegam na sala de monitoramento da Guarda, que está apta a monitorar até 120 câmeras em ambiente dedicado. As imagens serão monitoradas pelos agentes, enquanto a parte de dados é enviada para o gabinete da prefeitura.

O governo macaense, através da Guarda Municipal, vem adotando a estratégia de investir em equipamentos para melhorar o setor da segurança. A iniciativa de instalar as câmeras, insere-se na estratégia de aumentar o sistema de segurança em todo o município.

De acordo com diretor-presidente da corporação, Antônio Franco, o objetivo é a redução da criminalidade e ampliar a segurança da população, que nos últimos meses tem sido vítima de ações de vândalos.

O sistema funciona 24 horas por dia. As ocorrências de atos criminosos ou suspeitos são encaminhadas imediatamente à Polícia Militar. Na cabine de controle 18 monitores, ligados a computadores de última geração recebem imagem de 16 câmeras cada um. As câmeras são equipadas com infravermelho, têm alcance de 800 metros e capacidade de 360 graus de giro. A Prefeitura investiu no projeto cerca de R$ 3,5 milhões.

O Sistema de Vigilância por Câmera de Video deve contar ao final da instalação com cerca de 1.200 câmeras, ligando aparelhos colocados em terminais de transporte público, escolas e cruzamentos de rua, a novos equipamentos digitais. O Backbone, a espinha dorsal de todo o sistema, no futuro poderá usar essa mesma rede para trafegar na Internet de alta velocidade.

O Sistema foi projetado em função dos resultados positivos obtidos em cidades como Mogi das Cruzes, Praia Grande e Paulínea. Praia Grande tem hoje, mais de 500 câmeras instaladas em hospitais e postos de saúde, além de 70 na rua. O município obteve uma redução de 39% nos índices de crimes (furto a transeunte, arrombamento a veículos, depredação a estabelecimentos comerciais, assalto a residência, etc.) assim que o sistema foi instalado.