A atual direção da guarda de Macaé está desenvolvendo o programa “Prevenção à saúde e Condicionamento Físico” para os agentes da corporação. Segundo o diretor-presidente da corporação, Antônio Franco, “a qualidade de vida é importante em qualquer lugar, inclusive no local de trabalho”.
O professor de educação física e responsável pelo projeto, GM Cláudio de Souza, revelou que o projeto teve início em fevereiro deste ano. “Uma das preocupações do doutor Antônio Franco, quando assumiu a presidência da guarda em janeiro, era torná-la mais alegre e integrada à comunidade. Ele sempre tem nos apoiado, direcionando para sermos melhores conosco, com nossa família e com os munícipes”, disse.
Na avaliação do diretor do departamento administrativo e financeiro, Guilherme Barbosa, além da melhoria geral do ambiente de trabalho, o programa traz outras vantagens como, melhoria do rendimento funcional, do relacionamento interpessoal, da auto-estima, dos níveis de concentração no trabalho, além da diminuição dos níveis de tensão física e mental. “A nossa intenção é fazer com que os guardas se sintam bem e, isso, tem nos trazidos bons resultados com ótimos aproveitamentos na desenvoltura do trabalho”, comemora.
Guilherme acredita que a prática esportiva favorece ainda a diminuição de fatores de riscos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e obesidade. “A iniciativa estimula os agentes a participarem, de forma voluntária, de sessões coletivas de ginástica no local de trabalho”, comentou.
De acordo com o GM Veiga o trabalho está sendo muito importante porque ele sai da condição de sedentário para ativo. “Tendo em vista que no nosso dia-a-dia utilizamos tanto o corpo quanto à mente e isso nos deixa preparado para o trabalho”, argumentou.
O projeto de Condicionamento Físico é uma atividade física que se adapta às condições do local de trabalho. As aulas acontecem todos os dias, de acordo com a escala de plantão, variando entre 30 e 60 minutos, não havendo necessidade de roupa especial. As séries de exercício são dirigidas pelo professor Cláudio Souza e não há restrições, respeitando-se apenas as determinações médicas.
Cláudio explica que antes da jornada de trabalho são feitos exercícios leves para “aquecer os músculos dos funcionários”. Durante o turno de trabalho são feitos exercícios de alongamento (ginástica laboral) para restabelecer a musculatura tensa. “No final da jornada são repetidos os exercícios, para relaxar a tensão do trabalho diário sobre o corpo”, disse.
Para o GM Diego que trabalha durante o dia quase sempre sentado, o programa tem lhe dado uma boa condição física. “Além de proporcionar melhor qualidade de vida, é tremendamente importante para o bem-estar físico e psicológico dos guardas”, afirmou.
O diretor administrativo e financeiro, Guilherme Barbosa cita as vantagens para os agentes e para a autarquia. “Prevenção de doenças relativas ao trabalho, que provocam afastamento de funcionários. A melhoria da qualidade de vida e resultados positivos na produção” finalizou.