Foto: Ana Chaffin
Brincadeiras, dinâmicas, apresentações musicais são promovidas
"Aqui eu me sinto viva, feliz e realizada. Não tenho uma boa voz, mas aqui eu posso cantar", destacou, emocionada, a Guarda Sênior Rute Roberto, de 72 anos, se referindo às atividades realizadas na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Guarda Municipal. Brincadeiras, dinâmicas, apresentações musicais, além de informações sobre alimentação, saúde mental, física e emocional foram promovidas.
O evento é uma parceria entre o Programa Social da Guarda Municipal de Macaé, da Secretaria de Ordem Pública e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Projeto Envelhecimento e Nutrição da Promoção em Saúde (Enusa), campus Macaé, que acontece uma vez por mês.
De acordo com o coordenador do Programa Social da Guarda Sênior, Antonio Carlos Rodrigues, o foco principal da parceria é educação em saúde e avaliação nutricional dos idosos, propostas pela Enusa, porém, a cada mês, a universidade disponibiliza outro projeto para abranger as atividades.
"Desta vez recebemos o projeto 'Brinca que Melhora', que ofereceu brincadeiras entre os idosos, cantoria, alegria e muita diversão", destacou o coordenador, acrescentando que o próximo encontro acontece no dia 13 de maio, com o tema "Educação Financeira".
Programa Guarda Sênior
O programa conta com 170 idosos e foi implantando com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas.
O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso tenha autoestima elevada. Além do trabalho, aulas, palestras, festa junina, atendimento médico, psicológico e nutricional fazem parte do dia a dia dos agentes da Guarda Sênior.