logo

Guarda vai utilizar ultraleve no trabalho de segurança

10/08/2005 15:29:00 - Jornalista: Sérgio Lopes

Diante da necessidade de proporcionar mais tranqüilidade à população e também com o intuito de viabilizar um programa de segurança municipal, a Guarda Municipal de Macaé está desenvolvendo um projeto de monitoramento aéreo através de um Ultraleve. O modelo foi apresnetado no desfile de aniversário da cidade.

De acordo com o assessor de Seleção e Cursos, Luiz Carlos Seixas, o projeto não seria utilizado só pela Guarda, mas sim, em uma parceria com todas as demais secretarias. “A idéia é usar o ultraleve na fiscalização e segurança preventiva em todo o município. Portanto, todos serão beneficiados com esse projeto”, garantiu.

O assessor falou que o objetivo é trabalhar em conjunto tanto com as secretarias quanto com os órgãos de segurança, citando exemplos como a do Meio Ambiente, na fiscalização das reservas ambientais como o parque Atalaia e o Jurubatiba; com a de Obras, Promoção Social e Procuradoria no combate as invasões de áreas públicas; com a Defesa Civil, nas áreas de difícil acesso onde o órgão teria um mapeamento geográfico de toda a cidade e, ajudando ainda as Polícias e a Guarda Municipal no trabalho preventivo da segurança da população. “O ultraleve consegue sobrevoar áreas de difícil acesso e chegar com mais rapidez aos locais do que qualquer grupamento terrestre”, disse ele.

Por definição, o ultraleve motorizado é um avião monomotor experimental com motor a pistão, com capacidade para até dois ocupantes, peso máximo de decolagem inferior ou igual a 750 kg , velocidade de estol (=velocidade mínima para se sustentar no ar) igual ou inferior a 45 kt. Os ultraleves mais comuns podem ser divididos em duas subclasses: Ultraleve Básico e Ultraleve Avançado.

Conforme Luiz Carlos há uma grande variedade de tipos de Ultraleves, nacionais e importados, do mais rudimentar totalmente aberto (uma cadeira ao ar livre com asas), até o sofisticado e totalmente fechado com aspecto de avião moderno e que voa a velocidades perto de 200 km/h. “O projeto, a fabricação e a operação dos ultraleves são fiscalizados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil)”, revelou.

Seixas explicou que a prefeitura do Rio de Janeiro, utilizando esse trabalho, conseguiu inibir a atuação das quadrilhas organizadas e, com isso, diminuir os índices de criminalidade como roubo de carros, arrastões e assaltos. Durante o desfile da cidade a Guarda apresentou uma prévia de como a aeronave poderá ser utilizada. “Baseado nisso, o presidente Antônio Franco está construindo parcerias para fechar o projeto, que ainda não tem data para começar”, finalizou.