A delicatessen Déguster é a primeira empresa de Macaé a absorver o trabalho de adolescentes da Guarda Mirim. O sub-coordenador da Guarda Mirim, Bruno Horta, e o proprietário da loja, Ivan Monteiro Soriano, assinaram o primeiro protocolo de intenção entre a Guarda Municipal e a iniciativa privada na cidade.
Dois rapazes e uma moça, com idades de 17 anos, irão trabalhar na loja durante quatro horas e vestindo a farda da corporação. “A iniciativa da Déguster deve servir de exemplo e motivação para o empresariado macaense, por abraçar a responsabilidade social”, ressaltou a coordenadora da Guarda Mirim, Laila Danielle.
A empresa vai repassar meio salário mínimo referente a cada novo contratado para a Guarda Municipal, o que irá propiciar a contratação de outros adolescentes. Segundo informou Ivan Soriano, esta parceria é importante por oferecer oportunidade aos jovens de terem o primeiro emprego, entrando no mercado de trabalho. “A guarda os preparou para estes trabalhos. Todos têm conduta moral e vontade de mostrar trabalho. Acredito na motivação deles, o que aumentará a qualidade nos serviços. Pretendo contratá-los caso tudo dê certo”, afirmou.
Os guardas mirins irão atuar no computador e no almoxarifado (controle de estoque). São Everton da Silva Wanzeler, Isaíra Barbosa da Silva e Amaral Barbosa. Para Everton, esta é uma grande oportunidade, pois nunca trabalhou na vida. “Quero aproveitar o melhor, produzindo e sendo útil”, frisou. Ele, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, lembra ainda que pretende formar-se em Educação Física ou em Medicina Veterinária. “Minha mãe me oferece estudo, moradia e alimentação. Quero com o meu trabalho investir em cursos profissionalizantes”, avisa.
Já Isaíra, moradora do Lagomar cursando o primeiro ano do Ensino Médio, disse que está muito feliz com o primeiro trabalho. “Vou tentar dar o melhor de mim. Esta chance é muito importante para nós”, destacou. Na guarda, os adolescentes fizeram cursos de Ética, Moral, Disciplina, Civismo, Trânsito, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Educação Física. São 35 meninas e 42 meninos, com idades entre 14 e 17 anos, atuando na guarda mirim. Todos fizeram teste vocacional para melhor atuar no mercado de trabalho.