Os guardas municipais realizam diariamente exercícios para melhorar o condicionamento físico. As aulas são ministradas pelo inspetor da Guarda Municipal de Macaé e professor de educação física, Cláudio Souza.
As aulas acontecem de acordo com a escala de plantão, variando entre 30 e 60 minutos. O inspetor esclarece que o treinamento dá ênfase na parte de exercícios aeróbicos. “Segundo pesquisas os benefícios são inúmeros e se estendem desde o emagrecimento até a melhora do sistema cardiovascular”, explica.
Cláudio Souza observa que, antes da jornada de trabalho, são feitos exercícios leves para aquecer os músculos dos funcionários. Já durante o turno de trabalho são feitos exercícios de alongamento para restabelecer a musculatura tensa. Ele lembra que a prática esportiva favorece a diminuição de fatores de riscos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e obesidade.
O diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, assegura que o trabalho é muito importante porque dá oportunidade para que os guardas se preparem cada vez mais para atuar nas ruas. “Tendo em vista que no dia-a-dia os agentes utilizam o corpo e a mente, porém, muito mais o corpo, os exercícios os deixam preparados para o trabalho”, argumenta. Franco ainda cita as vantagens para os agentes e para a autarquia. “Prevenção de doenças relativas ao trabalho, que provocam afastamento de funcionários; melhoria na qualidade de vida, além de resultados positivos na produção” conclui.
O professor de educação física afirma que como vive no meio dos agentes e sabe que a rotina dos guardas é andar, correr, saltar, subir e transpor muros e vários obstáculos, além de fazer investida em matas, atacar, defender e transportar feridos, eles precisam de um excelente condicionamento físico. “Por isso, estamos proporcionando treinamento que inclui alongamento, flexibilidade, força, resistência, velocidade, impulsão horizontal e vertical, tudo voltado para aqueles que agem operacionalmente, que precisam estar sempre prontos”, observa.