Preparar os guardas, qualificando-os para o trabalho de orientação, prevenção e combate ao uso de drogas. Esta é uma das metas da atual direção da Guarda Municipal de Macaé.Em função disso, três agentes da corporação – a assessora do departamento jurídico, advogada Adriana Manilha; a responsável pelo grupo do Patrulhamento Escolar, inspetora Patrícia Moura e o sub-inspetor, Paulo Mendonça - foram enviados a São Paulo.
Eles participam do Curso de Capacitação de Recursos Humanos para a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas do DENARC (Departamento de Investigação Sobre Narcóticos).
O objetivo do curso é fornecer à comunidade informações sobre o uso indevido de drogas para que os participantes estejam capacitados a enfrentar esse problema. “Ao capacitar os participantes, o DENARC está formando agentes multiplicadores para atuarem na prevenção ao uso indevido de drogas”, explica Ronaldo Linhares, diretor jurídico da Guarda.
Temas como “A Droga e Adolescência”; “Educação Preventiva Integral; Farmacologia; Legislação sobre Drogas (a Lei 6368/76 e suas atualizações)”; “Família, Tratamento e Recuperação”, são abordados por policiais, psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras, educadores, assistentes sociais e médicos da equipe multidisciplinar da DIPE (Divisão de Prevenção e Educação do Denarc).
De acordo com Ronaldo Linhares, o curso é um dos mais procurados por interessados em conhecer os problemas das drogas e seus efeitos noviços. “Este curso já formou mais de 30 mil pessoas”, informou.
A finalidade da atual administração, segundo Ronaldo é reciclar os guardas em todos os sentidos em cursos de especialização. “Os agentes formados nesses cursos servirão como instrutores e disseminadores junto ao restante da corporação”, ressaltou.
Organizado pela Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), as aulas estão sendo ministradas desde a última segunda-feira no auditório do DENARC, sendo direcionadas para a comunidade em geral, inclusive líderes religiosos, educadores, policiais, guardas-civis e demais interessados. “É um trabalho de base da atual administração que quer, num futuro próximo, colocar à disposição da população guardas altamente preparados e capacitados para prestar os serviços previstos em Leis”, declarou Ronaldo.