logo

Guardas participam de curso em Emergência Aeroportuária

09/12/2005 15:23:53 - Jornalista: Sérgio Lopes

Onze agentes da Guarda Municipal de Macaé participaram do curso para formação de Corpo de Voluntário em Emergência Aeroportuário (CVE), promovido pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO), no aeroporto de Macaé. O curso teve como finalidade tornar aptos os guardas e voluntários da comunidade aeroportuária e do município, para o auxílio de primeiros socorros em emergência aeronáutica.

Durante simulação de uma emergência, os agentes praticaram, sob a supervisão de médicos, os ensinamentos de primeiros socorros e as medidas preventivas no plano de emergência do aeroporto, adquiridos durante a semana de treinamento.

De acordo com o GM André Luiz Ramos Monteiro, um dos integrantes do grupo, as aulas foram divididas em duas partes: teórica e prática. Na prática, os participantes passaram por simulações de atendimento a vários tipos de vítimas e conheceram a melhor forma de proceder o socorro. “Todo ano a Infraero promove o curso, procurando integrar os voluntários, junto à empresa, capacitando-os a atuar numa emergência com atendimento especializado em primeiros socorros”, disse.

Segundo Luiz, o curso já existe há 20 anos, sendo uma exigência da Infraero para todos os aeroportos administrados por ela. A Guarda Municipal teve o maior efetivo entre os órgãos de segurança que participaram como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e secretaria de Saúde. “Os aprovados receberam certificados e realizaram uma simulação, organizada pela empresa”, falou.

Para o presidente da Guarda, Antônio Franco de Carvalho, o curso contribuiu para concretizar uma das etapas de qualificação profissional da corporação. “Estamos desenvolvendo a criação de um Grupo de Resgate em Emergência com o intuito de melhor atender a população”, concluiu.

A Infraero é uma empresa pública com 32 anos de tradição e credibilidade no mercado. Vinculada ao Ministério da Defesa, administra 66 aeroportos, 81 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. A cada ano, cerca de 330 milhões de pessoas passam por estes aeroportos, sendo aproximadamente 83 milhões de passageiros.

Desde o ano 2000, o Aeroporto de Macaé vem desenvolvendo ações junto às escolas do seu entorno, com o objetivo de promover a integração da comunidade ao sistema de infra-estrutura aeroportuária. Atualmente o aeroporto tem capacidade para 135.000 passageiros ao ano.