Foto: Divulgação
Guardas seniores passam por curso de reciclagem com objetivo de melhorar serviço prestado
Os 100 integrantes do Programa Social Guarda Sênior, da Guarda Municipal (GM) de Macaé, iniciam curso de reciclagem antes de retornarem aos seus postos de trabalho. O curso, que será realizado durante o mês de março, com participação de todos os seniores, tem objetivo de estimular a capacidade de aprendizado, aprimorar conhecimentos e orientá-los para realizarem o trabalho com conhecimento. Vão ser ministradas aulas de Primeiros Socorros, Ética e Disciplina, Ordem Unida, Regulamento Disciplinar e Relacionamento Interpessoal. O curso terá aulas de atividades físicas, recreação e entretenimento.
Os instrutores são todos da GM. As aulas de Primeiros Socorros serão ministradas pelo subcoordenador Túlio; Ética e Disciplina, terá o guarda Ribeiro como professor; Ordem Unida será dada pelo gerente de Inspetorias, Cláudio Carvalho; Regulamento Disciplinar o guarda Rodrigues; Relacionamento Interpessoal será ministrada pela pastora Lucena e Educação Física pelo coordenador da Seção de Treinamento e Aperfeiçoamento Físico, Cláudio Souza.
O secretário municipal de Ordem Pública, respondendo pela presidência da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, foi recebido com festa e uma surpresa: o primeiro namoro oficial entre os seniores. Os seniores Mattos, de 63 anos e Enilsa, de 65 é o primeiro casal oficial formado por agentes seniores. Antônio Franco parabenizou o casal e falou da importância e da necessidade de um companheiro na vida de cada pessoa.
A coordenadora do programa Guarda Sênior, Elaine Chança, observou a necessidade dos seniores passarem pelo curso. “Os agentes seniores estão de férias desde o dia 11 de dezembro, foram 80 dias de descanso. Neste ano, foi diferente por conta do calor excessivo não podíamos colocar os idosos para trabalhar. Em primeiro lugar, temos que cuidar da saúde de todos os agentes. Agora, é preciso que eles revejam as questões pertinentes ao município e as leis para que fiquem seguros em seus trabalhos. Sabemos da saudade das crianças, dos diretores de escolas, enfim de todas as pessoas nos locais em que os seniores prestam serviços, mas logo, eles estarão de volta, sentindo-se seguros e alertas”, esclareceu a coordenadora.
Após o curso de reciclagem, em abril, os seniores retornam a seus postos de trabalho.