Com objetivo de estabelecer diretrizes para o atendimento, acolhimento e diagnóstico em H1N1 e meningites, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, promove, no dia 11 de maio, o Treinamento de Atualização Profissional em H1N1e Meningites. O encontro acontece no Auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária.
Podem participar profissionais de saúde de nível superior das redes públicas e particulares do município e acadêmicos da área de saúde. As inscrições podem ser feitas através e-mail: inscricaoepidemio2016@hotmail.com.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, durante a capacitação serão repassadas todas as orientações referentes às doenças e aos protocolos de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde, como também manejo clínico, diagnóstico e tratamento.
- Nossa meta é fortalecer as ações do município para o enfrentamento da doença. Em Macaé, já foram 12 casos notificados de H1N1, sendo dois confirmados, sete descartados e três em investigação, frisa.
Programação
8h - Recepção
8h30 - Abertura
9h - Manejo Clínico da Síndrome Respiratória Aguda Grave – H1N1
Palestrante: Dr. André Faria – médico infectologista - coordenador do CCIH do HPM
9h45 - Aspectos Laboratoriais da Síndrome Respiratória Aguda Grave – H1N1
Palestrante: Karla Oliveira - bióloga microbiologista do HPM - especialista em Análises Clínicas e Toxicologia pela UFRJ e mestre em Biociências pela UENF
10h15- A Importância da Vigilância Epidemiológica e da Notificação Compulsória nos Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – H1N1
Palestrante: Enfa Liciane Furtado Cardoso - enfermeira coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica Municipal de Macaé.
10h30 - Intervalo
10h45- Manejo Clínico das Meningites
Palestrante: Dr. André Faria – médico infectologista - coordenador do CCIH do HPM
11h30 - Diagnóstico Laboratorial das Meningites
Palestrante: Karla Oliveira - bióloga microbiologista do HPM - especialista em Análises Clínicas e Toxicologia pela UFRJ e Mestre em Biociências pela UENF
12 h - A importância da Vigilância Epidemiológica e da Notificação Compulsória das Meningites
Palestrante: Enfa Liciane Furtado Cardoso - enfermeira coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica Municipal de Macaé.
12h30 - Encerramento