Os moradores do Complexo da Ajuda – bairros da Ajuda de Baixo e Planalto da Ajuda - vão conhecer, nesta quarta-feira (3), o Plano de Urbanização elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação em parceria da prefeitura com a Fundação Bento Rubião e Ministério das Cidades. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores a partir da integração das áreas consideradas marginalizadas às leis de uso e ocupação de solo e implementar a regularização fundiária e melhorias na habitação.
O Plano de Urbanização foi feito com base em um raio-x do Complexo, que será infraestruturado com calçamento, lotes dentro dos padrões, imóveis com escrituras e outros quesitos de inclusão social que fomentam a Secretaria de Habitação no município. A assembléia final para apresentação do Plano será feita em reunião com a população na Incubadora de Cooperativas, às 18h.
O secretário de Habitação, José Cabral, pretende reunir todos os envolvidos a fim de que conheçam como vai funcionar o Plano na prática. Durante o evento, estarão presentes os profissionais que elaboraram o Plano e farão todos os esclarecimentos à população.
Um dos pontos principais do Plano de Urbanização é combater a exclusão social das famílias a partir do reconhecimento do seu direito à moradia, propiciando a recuperação urbanística e ambiental das áreas ocupadas.
Trata-se de um projeto de assistência técnica financiado pela Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades em apenas seis lugares no país, entre eles, a Comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.
O coordenador de projetos da Bento Rubião, Valério Silva, disse que Macaé é um dos municípios pioneiros no Plano de Urbanização graças ao trabalho desenvolvido pela prefeitura, através das áreas de Habitação e Urbanismo, nos últimos anos.