Foto: Ana Chaffin
O treinamento foi realizado em uma unidade da Estratégia Saúde da Família
Com objetivo de descentralizar as ações de combate e controle da hanseníase no município, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou, nesta quinta-feira (06), o treinamento prático dos profissionais da rede de Atenção Básica em teste rápido.
Segundo a coordenadora do Programa da Hanseníase, Grazielli Valente, o teste rápido para detecção da hanseníase será voltado para vigilância das pessoas que estiveram em contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença.
"A Secretaria de Estado de Saúde já disponibilizou os testes, que são capazes de determinar qualitativamente a presença de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total", disse, acrescentando que o objetivo é prevenir novos casos.
“Estes familiares passam por uma avaliação com médico dermatologista e caso não apresentem nenhuma lesão ou sintomas, são encaminhados para o teste. Estas pessoas serão acompanhadas pela equipe da ESF durante cinco anos e anualmente serão testadas”, pontuou.
"A equipe do programa sempre foi muito atenciosa, liga, pergunta se estamos com alguma questão relacionada à doença, mas poder fazer o teste e ter esse acompanhamento é muito bom, me sinto mais segura. O meu filho faz o tratamento direitinho, apresentou melhoras logo no início, mas o importante é dar continuidade ao tratamento", frisou.