Foram mais de seis horas de muita alegria. A festa da passagem de ano em Macaé começou na sexta-feira por volta das 18h do dia 30, com o desfile de muita gente bonita pela Avenida Atlântica. Às 22h, quem subiu ao palco montado na areia da praia, na altura da Rua Val Paraíso, foi à bateria da Escola de Samba Portela, contagiando cerca de duas mil pessoas. Já no dia 31, o forró Pai D’Égua comandou a festa até entrada em cena do grupo Harmonia do Samba, do vocalista Xanddy. A música rolou até às 4 horas da manhã e até às 5h ainda havia muita gente na praia.
Após duas horas, de show o líder do Harmonia concedeu uma entrevista coletiva onde falou da alegria de cantar em Macaé. “Estou muito feliz por mias uma vez vir a cantar em Macaé, principalmente, porque a galera tem um carinho muito grande pelo nosso trabalho e nos passa uma energia positiva para começar o ano”, disse Xanddy.
Essa foi a terceira vez que o grupo realizou a virada de ano com a população. O cantor elogiou as mudanças ocorridas durante esse tempo. “A cidade está maravilhosa. Se está havendo progresso, o povo deve estar curtindo bastante essa nova administração. Nós só temos a agradecer, porque se quando faz pelo povo, está fazendo certo”, ressalta Xanddy.
Para o presidente da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), Paulo Longobardi, organizadora da festa, o esforço foi recompensado pela felicidade estampada nos rostos das 50 mil pessoas que se maravilharam com a queima de fogos. Famílias inteiras assistiram ao espetáculo montado pela Interfogos, que comemorou com a cidade seu primeiro ano de atuação no município.
Para o casal Antônio e Valéria Teixeira, acompanhados das filhas e sobrinha Vera, Lúcia e Flávia, de Belo Horizonte, o espetáculo nota 10. “É a primeira vez que viemos a Macaé. A estrutura, a beleza da praia e esta multidão são impressionantes”, disse Valéria Cordeiro. Mas, o que chamou a atenção dos noivos Ricardo Fleury e Lúcia Faria, de Brasília, foi à segurança. “Tem guardas e policiais espalhados pela orla toda, e isso, é importante, pois, nos passa tranqüilidade. Está perfeita a festa”, revelaram.
As amigas paulistas Isabela, Luísa e Débora, fãs do grupo Harmonia do Samba, contaram que nunca tinham visto tanto guardas juntos. “Isso é ótimo. Só assim pudemos assistir ao show com segurança e tranqüilidade e, nenhum engraçadinho mexeu com a gente. Espero que no ano que vem, o esquema seja o mesmo, ou melhor”, falaram.
Dez toneladas de fogos foram detonadas em 15 minutos. Segundo Paulo Longobardi, outro ponto de destaque no evento foi o baixo índice de acidentes, o que revelou o clima tranqüilo, de paz e com muita esperança, com que o macaense saudou a chegada de 2006. “Agora vamos nos preparar para o Fest Verão, que começa no próximo dia 20, com shows variados e atividades esportivas”, disse.
Para o prefeito Riverton Mussi o saldo desse primeiro ano de governo foi muito gratificante. “Poderíamos ter feito mais. Ficamos limitados ao orçamento feito pela gestão anterior e, mesmo assim, fizemos a nossa parte. Ainda não é como desejamos. Todos cooperaram nesse processo seletivo”, disse.
Em relação ao reveillon, o prefeito considerou como sendo da paz e da esperança. “Foi organizado com a proposta de promover um reveillon de paz e esperança. A Prefeitura de Macaé, suas secretarias e órgãos de segurança adotaram medidas para garantir a segurança da população e visitantes na festa de passagem de ano. Contudo, este objetivo só foi possível com a conscientização e participação da população”, concluiu Riverton Mussi.