logo

Hasteamento das bandeiras reverencia aniversário do município

29/07/2022 12:08:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Pavilhão nacional, estadual, municipal e do Mercosul foram alçados até o topo

Após a missa em comemoração aos 209 anos do município na Igreja São João Batista, o festejo cívico de hasteamento das bandeiras, em homenagem à data de emancipação político-administrativa da cidade, foi realizado no Paço Principal.

Acompanhado da primeira-dama, Quelen Rezende, e da mãe Cirlene Rezende, o prefeito hasteou a bandeira de Macaé; o capitão dos portos de Macaé, Carlos Mariano do Espírito Santo Filho, hasteou o pavilhão nacional; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marcelo Aredes, a bandeira do Estado do Rio de Janeiro.

Já a bandeira do Mercosul foi hasteada pelo capitão da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Forte Marechal Hermes, capitão Bicalho. Após os hinos nacional e do município, foi musicado o hino do Exército pela banda da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.

Participaram da solenidade secretários municipais, autoridades civis, militares e população.

O hasteamento da bandeira é uma cerimônia que significa elevar os símbolos visuais representativos do município, estado, país e outros. A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo Decreto-lei n. 4, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então.

O hino de Macaé, entoado na cerimônia, tem letra de Antônio Alvarez Parada, música de Lucas Vieira e aborda as belezas naturais de Macaé como a serra e o mar e a história do município. A bandeira do estado do Rio de Janeiro é um dos símbolos oficiais do estado do Rio de Janeiro e tem como cores prata, branca e azul, que simbolizam, respectivamente, a esperança, a vitória, sem sangue, e a justiça, lealdade, sabedoria, perseverança e vigilância.

O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores, criado em 1991 na tentativa de intensificar as relações econômicas entre os países.


Fotos Relacionadas