Foto: Rui Porto Filho
Doações podem ser feitas no HPM
Com a queda do número de doadores de sangue, o Hemocentro Macaé faz um apelo para a população participar deste ato de solidariedade e amor. A coleta de sangue está funcionando, desde o último dia 16, no Hospital Público Municipal (HPM), no antigo Pronto Atendimento, localizado à Rodovia RJ 168, Km 4 - Virgem Santa, das 8h às 12h30. A mudança é temporária e acontece em razão de obras no Hemocentro.
De acordo com o diretor superintendente do HPM, o médico Márcio Bittencourt, desde a mudança, o número de doações caiu de 25 por dia para 12. "Pedimos a colaboração dos visitantes, acompanhantes, funcionários e de todos para que se solidarizem com esse ato simples que pode salvar uma vida", destaca o diretor.
Segundo informações da coordenação do Hemocentro de Macaé, o ideal para suprir o banco de sangue é de no mínimo 20 doadores/dia. No entanto, esse número é bem abaixo do esperado. Muitas pessoas não doam sangue por falta de informação ou só procuram o local em caso de campanha realizada por familiares ou amigos que necessitem de doação.
Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial e que seja válido em todo território nacional; pesar acima de 50 quilos e e ter idade entre 16 e 60 anos. No caso de menores de idade, é necessário que haja o consentimento do responsável para cada doação.
Recomendações - O doador nunca deve realizar o procedimento sem antes ter se alimentado adequadamente; ter repousado no mínimo seis horas; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e evitar consumir alimentos gordurosos.
Pessoas que não podem doar sangue - Quem teve diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas; usuário de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com vários parceiros nos últimos 12 meses.
Orientações após a doação - Após a doação de sangue, a pessoa deve seguir algumas orientações importantes como beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas duas primeiras horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco.