logo

Hepatites Virais: ação de prevenção acontece no dia 28

26/07/2022 09:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

A programação será das 8h às 14h, na Praça Veríssimo de Mello

O programa Consultório na Rua está se preparando para realizar, na quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a ação de prevenção em relação a Hepatites Virais. A programação será realizada das 8h às 14h, na Praça Veríssimo de Mello, no Centro de Macaé.

O objetivo é atender os que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua) e quem estiver passando pela área. O atendimento contará com a parceria do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na oportunidade serão repassadas informações quanto à transmissão, vacina, testagem e tratamento da hepatite. Também serão realizadas as atividades de aferição de pressão e glicose, entrega de preservativo e trabalho pautado na educação em saúde, com informações específicas de prevenção e qualidade de vida.

O coordenador Victor Tavares - Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) -, afirma que o acolhimento a todos em vulnerabilidade é essencial. "A campanha visa conscientizar sobre a necessidade de cuidados da população em relação às hepatites virais. Também estamos promovendo imunização. Estamos registrando um interesse expressivo. O foco é a prevenção e conscientização dos cuidados com a saúde", ressalta Tavares.

A orientação quanto a importância do cuidado com a saúde, principalmente quanto à hepatite viral, faz parte da campanha "Julho Amarelo", que foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. A finalidade é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

O Consultório de Rua também vai realizar em breve a imunização contra a Gripe, que vai acontecer nas sedes do Centro-Pop e Pousada da Cidadania. A programação da imunização segue um cronograma específico e também percorre a área central, a exemplo das visitas no território, ou seja, em Praças como Santos Drumond (Miramar), Veríssimo de Melo (Centro), e no Campo do Oeste.

Outras atividades são as visitas em assentamentos com orientações sobre temas como “Pré-natal e cuidados da saúde da mulher e do homem”, “Boas práticas de higiene odontológicos, e acompanhamento de hipertensão e diabetes”. O programa desenvolve ações integrais de promoção, prevenção da saúde e proteção, frente às necessidades dessa população. O Consultório de Rua conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente

social.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O diagnóstico precoce favorece o início do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha "Julho Amarelo", estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical); e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.