Heterogênese Urbana: cidadania e direitos humanos

11/09/2013 17:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta quarta-feira (11) foi realizada a ação "Cidadania Urbana: Heterogênese Urbana", na Praça Veríssimo de Mello. A ação reuniu cerca de 300 pessoas entre alunos e pessoas que passavam pelo espaço público. Os alunos das escolas participantes apresentaram poesias, textos e músicas sobre o tema: "Todos os Povos, Todas as Peles".

O evento faz parte do Projeto Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Macaé, em ação integrada com as secretarias de Desenvolvimento Social; Governo e Administração; subsecretarias de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência; Infância e Juventude; Políticas para as Mulheres e Idoso; Coordenadorias da Terceira Idade e Igualdade Racial; Espaços de Convivência e Cultura do Programa de Saúde Mental (Ecocult); Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur); Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec); e as Escolas Municipais Ivete Santana, Letícia Pessanha, Maria Izabel, Ancyra Pimentel, Escola Tanus, Associação de Pais e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (APAE-Macaé) e Escola Alfa.

O diretor da Escola Municipal Ivete Santana, Sebastião Carlos de Menezes, estava emocionado com a ação.

- Estamos num espaço democrático. Aqui todos têm o direito de se expressar. As crianças e os jovens aprendem a desenvolver as capacidades de solidariedade e respeito - disse.

As pessoas que estavam passando pela praça manifestavam uma mistura de alegria e de surpresa, já que a Praça Veríssimo de Mello é um lugar de reunião de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo que vivem ou visitam Macaé.

Segundo o integrante da equipe de produção da ação "Cidadania Urbana: Heterogênese Urbana", Amarildo Santos, esta ação ressalta a "alma de participação democrática" nas pessoas que participam do evento. “Aqui todo mundo tem os mesmos direitos de todos. As crianças vão aprendendo a se expressar, a ter um lugar no mundo, ao lado dos outros para construir uma história comum, uma história que é feita com todo mundo. Aqui nós superamos o individualismo, a inveja, o egoísmo. Nós aprendemos, todos juntos, a partilhar a vida”, destacou.

Um dos pontos altos do evento, nesta quarta-feira, foi a capoeira regida por Mestre Dengo. Com a sua arte, Mestre Dengo encantou crianças, jovens e adultos com a magia da arte do corpo e da capoeira, produzindo uma aliança entre todos através das músicas, dos ritmos e das cantigas.

Próximo evento - A ação Cidadania & Direitos Humanos estará na próxima semana na serra de Macaé, em Córrego do Ouro, e, também, no bairro Nova Holanda. O evento, que será realizado em parceria com diversos órgãos municipais, tem como objetivo construir espaços expressivos, onde as comunidades possam desenvolver a alma cidadã e o espírito de compor uma vida comunitária em nome de uma cidade, de direito e de fato, democrática.