Foto: Maurício Porão
Comunidade recebeu orientação para prevenir a doença
Responsável por milhões de mortes por ano em todo mundo, a hipertensão arterial (pressão alta), atinge em torno de 30% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Visando reduzir doenças relacionadas ao problema e óbitos, a Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou, nesta semana, um ciclo de palestras sobre o tema.
Os moradores do bairro Aroeira foram os primeiros a receber a equipe, na noite desta quarta-feira (9), na sede da Associação de Moradores. O médico cardiologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lécio Patrocínio frisou a necessidade de aumentar a prevenção à doença hipertensiva. “Controlar a pressão, fazer o diagnóstico precoce e orientar o paciente são cada vez mais importantes, pois este é um grave problema de saúde pública”.
Ele destacou que é preciso difundir estes conhecimentos com a população, por meio da união de esforços da universidade, prefeitura e a sociedade, a fim de reduzirmos a mortalidade associada à hipertensão. "O problema é a adesão ao tratamento. Os pacientes não devem deixar de tomar a medicação. Uma das consequências da hipertensão é a incapacitação de pessoas em idade produtiva", lembrou.
A dona de casa Margarida Pimentel é um exemplo. Há 20 anos, ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, hoje, com 65, ainda precisa da ajuda de outras pessoas para se locomover. O marido, José Luiz, falou que a mulher nunca deu muita importância ao problema, não tomava os medicamentos com regularidade. "Eu também sou hipertenso, mas procuro seguir as orientações médicas e tomar meus medicamentos".
Segundo a coordenadora do Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis, Rossana Espinoza, foi feito um levantamento em toda rede municipal de Saúde que apontou os bairros com maior incidência de hipertensos. Dados da Estratégia Saúde da Família (ESF) indicaram que na Aroeira possuem 470 hipertensos cadastrados.
As palestras foram ministradas por alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição. A professora de Enfermagem, Juliana Silva Pontes, acrescentou que o objetivo das palestras é promover orientações em saúde, enfatizando nas pessoas para o autocuidado, com tratamento correto, mudanças na alimentação e de hábito de vida.
Após as palestras foi feita a aferição da pressão arterial dos participantes. Nos casos em que foi observada a hipertensão, as pessoas receberam encaminhamento para unidade de ESF do bairro. A próxima palestra será nos Cajueiros, no dia 23 de março, a partir das 19h, na quadra da Princesinha.