logo

Hipertensão: orientações sobre a doença na Bicuda Grande nesta sexta

23/04/2013 10:29:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Prática de atividades físicas previne hipertensão

O Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Bicuda Grande, região serrana do município, realizará nesta sexta-feira (26), das 7 às 16 horas, um evento sobre hipertensão, com o objetivo de orientar a população. Os participantes terão aferição da pressão arterial, além de palestras em relação ao tema. A iniciativa contará com uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, fonoterapeuta, nutricionista, assistente social, psicólogo e outros.

A proposta do governo é conscientizar os moradores sobre a importância de ter hábitos saudáveis para evitar os riscos da doença. Os pacientes com hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, serão encaminhados para o primeiro atendimento na sede do ESF, localizada na Rua Principal s/n°. Após a avaliação, serão acompanhados pela equipe do programa. As pessoas que ainda não são cadastradas podem preencher seus dados no dia da ação e, com isso, serão atendidas, inicialmente, pelos agentes comunitários.

A hipertensão atinge uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta tenha a doença, chegando a mais de 50% após os 60 anos. Ela está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença significa ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas, principalmente, porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Alguns cuidados podem evitar a pressão alta, entre eles: praticar atividades físicas todos os dias; manter o peso ideal, evitar a obesidade; adotar alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes; reduzir o consumo de álcool. Além disso, abandonar o cigarro e nunca parar o tratamento é para a vida toda.