O Dia Nacional de Combate à Hipertensão é lembrado neste sábado (26). O município de Macaé possui o Programa de Prevenção Arterial e Diabetes (Hiperdia), que oferece atendimento e esclarecimento sobre a doença. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Para lembrar O Dia Mundial da Saúde, comemorado no início do mês, a equipe do Hiperdia esteve em uma tenda montada na Praça Washington Luiz, para oferecer aferição de pressão arterial gratuita, por estudantes do curso de enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues.
De acordo com informações da coordenadora do Programa de Prevenção Arterial e Diabetes (Hiperdia), Rossana Espinoza, as pessoas que apresentaram na oportunidade algum problema mais grave foram orientadas a procurar a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), para buscar informações sobre uma alimentação saudável.
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física e diabetes.
O diagnóstico de hipertensão é feito pela medida da pressão. A forma mais comum é a medida casual, feita no consultório com aparelhos manuais ou automáticos. A hipertensão também pode ser diagnosticada por aparelhos que fazem aproximadamente 100 medidas de pressão durante 24 horas.
Para aferir a pressão gratuitamente, basta procurar uma das unidades da Secretaria de Saúde. Na área central, esse atendimento poderá ser encontrado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, localizado na Rua Tenente Coronel Amado, próximo a Praça Washington Luiz.